Espaço de trabalho: Dicas de como deixá-lo mais organizado

espaço de trabalho
3 minutos de leitura

Manter seu espaço de trabalho mais organizado não é só conveniente, como também uma maneira de ser mais produtivo. Ambientes organizados nos motivam a realizar o trabalho, aliviam nossa pressão e minimizam a sensação de incomodo geral.

Pessoas que possuem mesas fixas em coworkings, por exemplo acabam tendo um espaço reduzido e se ele não for organizado será muito difícil manter- se produtivo, além de não deixar que a energia criativa circule, que é indispensável para um bom cumprimento de nossas tarefas.

Nesse artigos iremos dar algumas dicas para você manter o seu espaço de trabalho limpo e mais organizado.

Como deixar o seu espaço de trabalho organizado?

1. Descarte o que não é necessário no seu espaço

Pratique o desapego e mande tudo que não precisa mais para o lixo. Mantenha em sua mesa somente objetos importantes. Nada de guardar canetas que não funcionam mais, esperando que vão voltar a funcionar. Se não funcionam mais, devem ser descartadas sem dó.

2. Organize os fios no seu espaço de trabalho

Além de melhorar a aparência do local, que não fica nada bonito com aquele emaranhado de fios a mostra, organizá-los pode ser muito fácil e poupar problemas, como tropeçar neles e destruir equipamentos. Aproveite para colocar uma etiqueta em cada um, informando a qual aparelho pertencem. Isso vai evitar desligar o equipamento errado na hora de mexer com as tomadas.

3. Organize seus arquivos físicos e digitais

Sabemos que embora evitar o uso de papel seja indicado, nem sempre será possível se livrar de todos eles. Os que se mantiverem precisam ser categorizados e armazenados de forma que seu acesso seja facilitado. Da mesma maneira, seus arquivos digitais também deverão ser organizados a partir de critérios que facilitem sua localização e utilização.

4. Não deixe objetos compartilhados em sua mesa

Deixar objetos compartilhados em sua mesa poderá ser um transtorno, tanto para manter a organização no ambiente de trabalho, quanto para o seu foco. Não é interessante que a todo momento alguém te interrompa pegando e devolvendo alguma coisa, certo?

Além disso, a tendência dessas ferramentas é acabarem fora do lugar em algum momento. Sendo assim, procure providenciar tudo o que for essencial para cada colaborador. Caso seja necessário o uso compartilhado de algo, estabeleça um lugar específico para isso, que não seja no espaço de trabalho de ninguém.

5. Não vá embora sem arrumar sua mesa

À medida que o dia vai passando, não é incomum que a bagunça na mesa de trabalho vá aumentando. Por isso, ao fim do dia, antes de deixar seu ambiente de trabalho, organize-o.

Para garantir que isso vai acontecer, separe um tempo para essa finalidade. Além da arrumação geral, isso vai ajudar você a visualizar o que conseguiu fazer nesse expediente, identificar as tarefas que ficaram para o dia seguinte e até deixá-las já dispostas em ordem de prioridade.

Como o coworking pode ajudar na organização do seu espaço de trabalho?

Existem alguns contextos, como o trabalho em home office, que dificultam manter a organização do espaço de trabalho. Os motivos vão desde a mistura de objetos e atividades pessoais com profissionais, até o acesso de outras pessoas ao escritório.

Por isso, ter um espaço específico e exclusivo para o trabalho é a melhor opção. Além do tradicional escritório, o Coworking Town oferece alternativas como mesas fixas e compartilhadas, que podem ser opções interessantes para empreendedores individuais ou pequenas empresas.

Sabemos o quanto é difícil se manter organizado tendo muitas tarefas do dia a dia com que se preocupar, então ter disciplina é o ponto chave aqui, faça listas de suas tarefas, programe horários para cada uma e assim você conseguirá um dia mais produtivo.

Quer saber mais sobre como podemos ajudar a sua empresa com serviços de escritório sobre demanda? QUERO CONHECER OS SERVIÇOS!

Quer ser dono de um coworking com todas essas estratégias de satisfação e retenção de clientes? QUERO SER UM FRANQUEADO!