E-leadership: O que é e como pode ajudar a sua empresa?

E-leadership
3 minutos de leitura

A nova dinâmica do trabalho deu espaço para um novo perfil profissional. Trata-se do “E-leadership”, uma figura inspiradora que integra o melhor do conhecimento tecnológico e da liderança institucional.

Não há dúvidas de que a pandemia mudou os paradigmas do mundo do trabalho, onde não só as modalidades foram afetadas, mas também a interação com os colaboradores. Foi assim que as instituições passaram de um modelo de tratamento direto e presencial, para um relacionamento mais indireto e distante, onde a tecnologia desempenhava um papel relevante como intermediária de comunicação.

Nesse artigo iremos te mostrar o que é o E-leadership, quais as suas competências e como isso pode ajudar a sua empresa.

O que é o E-leadership?

E-leadership é um novo modelo de liderança, que possui o objetivo de ajudar as empresas a lidar e potencializar as competências da geração millennial.

Dentre suas propostas, podemos citar questões como: reduzir a hierarquia da empresa para que os millennials se sintam importantes, proporcionar uma maior colaboração e participação, ter uma maior flexibilidade, possibilitar uma maior autonomia.

Esse modelo visa o uso da tecnologia para produzir mudanças de atitudes, sentimentos, pensamentos, comportamentos e desempenho dos colaboradores para que alcancem os objetivos desejados.

Segundo especialistas, o e-líder é um profissional que incorpora os conhecimentos de um TI, junto à figura inspiradora de um líder, sendo a pessoa que consegue integrar os dois conceitos, mudando radicalmente uma empresa.

Quais as competências da liderança online?

Para que sua empresa consiga colocar em prática o e-leadership, o profissional responsável por essa tarefa deve sempre se preocupar com algumas questões essenciais para que esse modelo de liderança seja eficaz.

Dentre elas, podemos citar: se preocupar em manter uma boa comunicação, ter uma gestão de processos firme e bem direcionada, saber se adaptar à mudanças, ter um bom conhecimento técnico e, principalmente, ter um bom relacionamento interpessoal.

Como o E-leadership pode ajudar a sua empresa?

Com um novo olhar sobre os modelos de trabalho que estão sofrendo com constantes mudanças, onde a tecnologia e o trabalho remoto continuam em alta, mesmo pós-pandemia, o E-leadership contribui para que os desafios da liderança moderna sejam superados.

Engajar, treinar e avaliar colaboradores de diferentes faixas etárias, com perfis e habilidades diferentes é uma missão difícil de ser completada, mas com a ajuda da tecnologia e dos softwares de gestão de pessoas utilizados no E-leadership simplificam a rotina.

Tal tem sido o impacto desse novo modelo de liderança que a Comissão Europeia considera que a incorporação desta figura nas organizações pode ser decisiva para a recuperação econômica e para a competitividade na economia digital global.

Para os especialistas, esse novo papel virá cobrir espaços que a virtualidade abriu como: fortalecer a confiança entre as equipes, superar a falta de contato e o isolamento presencial, superar as barreiras da comunicação não presencial, proporcionar certeza diante da incerteza da virtualidade, entre outros aspectos-chave que a nova economia digital enfrentará.

Com tantos modelos de liderança, cada organização precisa definir o que a melhor representa de acordo com sua missão, visão, valores e perfis dos colaboradores contratados.

Ainda assim, o E-leadership pode ser considerado como um modelo democrático, porque vai além das particularidades de cada negócio: está em total conformindade com o movimento do mercado. Pense nisso!

Quer saber mais sobre como podemos ajudar a sua empresa com serviços de escritório sobre demanda? QUERO CONHECER OS SERVIÇOS!

Quer ser dono de um coworking com todas essas estratégias de satisfação e retenção de clientes? QUERO SER UM FRANQUEADO!