Geração Z: O impacto no mercado de trabalho

Geração Z
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A Geração Z iniciou no mercado de trabalho durante uma pandemia, o que causou a mudança completa da trajetória e a estabilidade de suas carreiras. Por isso, é preciso entender muito bem o impacto dessa geração no novo modelo de mercado.

Também denominados pós-millennials, ou centennials, essa geração é mais ou menos composta por aqueles que nasceram a partir de 1997. Embora a identidade da Geração Z ainda esteja se formando, é fundamental que as empresas entendam os desafios únicos que essa geração enfrenta e os ajude a dar o pontapé inicial em suas carreiras. Caso contrário, correm o risco de ficarem pra trás.

Pensando nisso, resolvemos explicar nesse artigo a importância da Geração Z e qual o seu impacto no mercado de trabalho.

Geração Z é ainda mais tecnológica

Quem nasceu depois dos anos 2000 não teve que se acostumar com o avanço da tecnologia. Essas inovações simplesmente fizeram parte da sua evolução natural como indivíduo e nem se imaginam em um mundo sem wifi ou smartphone, por exemplo.

É a geração do aplicativo, da comunicação por vídeo e da conectividade. Por isso, se adaptam facilmente a diferentes plataformas e acabam sendo mais dependentes da tecnologia para exercer suas atividades.

Porém isso não significa que eles não valorizam o contato cara a cara no ambiente de trabalho. Uma pesquisa divulgada pela Inc. mostrou que 90% da Geração Z prefere ter na equipe uma pessoa inovadora, do que, necessariamente uma nova tecnologia. Fora que 72% deles preferem se comunicar pessoalmente, já que dois pontos importantes levantados na pesquisa são: apoio dos líderes e boas relações no trabalho, que só podem ser cultivadas através do diálogo.

Mais Sociais

A geração que já nasceu social. Para se ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa da Socialnomics, nos EUA, 92% das crianças possuem uma “pegada” digital , como um perfil em redes sociais.

Mais empreendedores

Startups entraram para valer no sonho dos mais jovens. O empreendedorismo e o desejo de ter o próprio negócio deixaram de ser uma exceção. Comparando com a geração anterior, a nova geração tem 55% mais interesse em abrir sua própria empresa, de acordo com uma matéria feita pela Forbes. Mas o motivo não é a dificuldade em se encaixar nas empresas já existentes e sim a garantia de independência e sucesso financeiro.

Mais espaço para vida pessoal

Com os níveis surpreendentes de ansiedade e depressão entre a Geração Z suas experiências no local de trabalho são diretamente afetadas. Em uma pesquisa de 2021 realizada pela Adobe, 59% dos entrevistados declararam se sentir insatisfeitos com o trabalho. Desafios em manter o equilíbrio entre a vida pessoal e o trabalho, turnos longos, estresse pelo tempo e falta de flexibilidade foram outras entre os principais motivos de insatisfação, com 57% dos entrevistados afirmando se sentirem pressionados a manterem-se disponíveis em todos os momentos do dia.

O que esperar da Geração Z no mercado de trabalho?

O profissional da Geração Z não escolhe o emprego apenas pela proposta comercial ou pela possibilidade de crescimento na carreira. Para essa pessoa, pesa muito acreditar e concordar com os propósitos e ideias da organização, que é o que dá força extra para trabalhar melhor.

Uma geração ultra conectada, criativa e não está em busca apenas de autoafirmação. Afinal, eles são mais práticos que os millennials. Essa é uma combinação poderosa para olhar os problemas sob uma nova ótica e gerar soluções disruptivas.

Então, se permita reconhecer o poder da Geração Z no mercado de trabalho. Assim, além de atrair os talentos, você poderá incorporar o que eles podem trazer de melhor para sua organização.

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