Empreendedores brasileiros de sucesso: 5 Histórias para te inspirar
Empreender é bem mais o que ter uma boa ideia. Afinal, uma ideia sem iniciativa e esforço não se torna absolutamente nada. Os empreendedores brasileiros de sucesso combinaram boas ideias com a atitude de fazer acontecer – e nem sempre eles começaram de cima, sabia?
Entender um pouco sobre a vida deles, pode trazer inspiração e coragem que você precisa para ter progresso em seu negócio, seja ele qual for. Por isso, resolvemos trazer nesse artigo narrativas de empreendedores brasileiros de sucesso, mostrando que os sonhos podem sim, ser possíveis se você colocá-los em prática.
Histórias de empreendedores brasileiros de sucesso
Miguel Krigsner e O Boticário
Formado em farmácia na década de 70, Miguel Krigsner, decidiu empreender. Pegou 3 mil emprestado com seu tio e em 1977 fundou sua farmácia de manipulação, que também produzia produtos de beleza e perfumaria. O nome? O Boticário.
Aos poucos Miguel viu que os medicamentos vendiam muito menos do que os itens de perfumaria e mudou seu foco do negócio, mirando, claro, o ramo da beleza. E estava certo em sua empreitada, hoje já são mais de 3.500 lojas espalhadas pelo Brasil e pelo mundo.
O Grupo O Boticário tem um verdadeiro império e para Miguel, o segredo da prosperidade no empreendedorismo é ter paciência e não encurtar caminhos. Segundo ele, tudo tem seu tempo. E também credita os ensinamentos que teve vindos de seu pai, como já disse em algumas entrevistas.
Luiza Helena Trajano e o Magalu
Para falar sobre empreendedores brasileiros de sucesso, é fundamental citar Luiza Helena Trajano, o nome por trás do Magazine Luiza, um dos gigantes do varejo nacional.
A história de Luiza começou ainda na adolescência, quando resolveu trabalhar, durante as férias, em uma loja de sua tia para poder comprar presente de Natal para sua família. Ela se formou em direito e nunca mais largou a loja – que virou Magazine Luiza, por causa de um concurso, mostrando que a interatividade sempre fez parte do negócio.
Com iniciativas de Luiza o Magalu se expandiu por todo o Brasil e também se digitalizou, tendo um dos maiores maketplaces nacionais. Para a empresária, o segredo do sucesso está na inovação (Magalu foi a primeira empresa nacional a apostar em lojas virtuais) e também na qualidade do atendimento. Além disso, ela afirma que toda empresa precisa enxergar seus colaboradores como empreendedores.
Além disso tudo, o Magalu é reconhecido como uma das melhores empresas para se trabalhar e Luiza Trajano faz parte do Grupo Mulheres do Brasil, composto por mulheres atuantes em nossa economia.
Antônio Luiz Seabra e a Natura
Antônio Luiz Seabra começou a trabalhar cedo, aos 15 anos, na multinacional Remington. Ele saiu dela aos 21 anos, interessado em trabalhar em um laboratório de cosméticos. Em 1969, ele e seu sócio fundaram a Indústria e Comércio de Cosméticos Berjeaout Ltda., que, na sequência, se transformou na Natura, por apostar no uso de ativos vegetais nos produtos.
A primeira loja foi fundada em São Paulo, na Oscar Freire, lá Luiz também oferecia consultoria em beleza e abordava possíveis clientes na rua, oferecendo uma rosa branca.
A Natura conta com vendedores diretos no Brasil todo, além das lojas físicas. O valor estimado da companhia é de mais US $3 bilhões, uma das gigantes da América Latina. A marca também se sobressai pela sua forte vertente sustentável e foi uma das pioneiras na redução de carbono.
Alexandre Costa e a Cacau Show
Alexandre Costa é o empresário por trás da Cacau Show, já chegou a vender cosméticos de porta em porta com a mãe. Mas foi retomando um negócio da família, de vender chocolates artesanais nos comércios da cidade que veio a grande oportunidade.
Ele recebeu uma encomenda de 2 mil ovos e tentou terceirizar uma empresa para produzi-los. A empresa não aceitou e o então adolescente se viu contratando uma pessoa que fazia chocolates caseiros para ajuda-lo a honrar o compromisso. E foi assim que começou a produzir as encomendas que pegava.
A primeira loja Cacau Show foi aberta em 2001 e o sucesso absoluto permitiu que logo no ano seguinte outras 18 lojas fossem abertas. Em 2011, Alexandre chegou a um marco de mil lojas espalhadas pelo Brasil. Nesse mesmo ano, ele ganhou o prêmio de Empreendedor do Ano, dado pela Ernst Young Terco. Para Fabrice Lenud, famoso na gastronomia francesa, Alexandre Costa é o Bill Gates do universo do chocolate, mais um motivo que o torna um dos grandes empreendedores brasileiros de sucesso.
Cleusa Maria da Silva e a Sodiê
Todos que já tiveram oportunidade de provar um bolo Sodiê ficam encantados com a qualidade dos produtos. Quem está atrás da franquia é Cleusa Maria da Silva, que já trabalhou como cortadora de cana e empregada doméstica.
Uma antiga chefe, que pedia que ela fizesse bolos, foi o pontapé inicial para a primeira loja. Cleusa Maria fazia, então, dupla jornada para conseguir abrir o negócio. Na época, em Salto, interior de São Paulo e no ano de 1997.
Só depois de quatro anos foi que ela passou para uma loja maior e, com incentivo de clientes, começou a estudar sobre franquias. Em 2007, vendeu sua primeira franquia e pode tirar sua mãe da vida de cortadora de cana — segundo Cleusa, dar uma vida melhor à mãe sempre foi sua obsessão.
Sabe o que todos esses empreendedores brasileiros de sucesso tem em comum? Perseverança e trabalho duro. Produtos de qualidade e o atendimento são os grandes diferenciais, além de acompanhar as mudanças do mercado, sempre com uma forte presença digital.
Agora que já te contamos sobre os empreendedores brasileiros de sucesso, chegou a sua vez, tome essas histórias como exemplo e tire suas boas ideias do papel!