Proprietário de franquia: Um guia para iniciar no mercado de coworking

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Atualmente existem muitos tipos de espaços de trabalho colaborativo, cada um deles focados em um público específico e com diferentes propostas de valor. Entretanto, levando em conta a oferta disponível no mercado e as inúmeras opções que pode replicar ou adaptar, como iniciar o seu próprio projeto de coworking? Por onde começar? Nesse artigo veremos diversas dicas de como colocar sua ideia prática sendo um proprietário de franquia.

Analise o seu contexto como proprietário de franquia

Antes de mais nada, poderia ser interessante que responda as seguintes perguntas de maneira rápida: Você imagina um espaço de coworking na cidade que planeja abrir seu negócio? Qual seria a localização mais adequada? É possível imaginar o tipo de pessoa que adquiria? Você uma ideia geral de suas necessidades e interesses? O mais importante antes de ser um proprietário de franquia de coworking é analisar o entorno do lugar de interesse. Faça um estudo rápido do lugar e localize a relevância de seu empreendimento na cidade: realmente há pessoas que possam aproveitar os serviços que serão oferecidos? Acredita que é possível, levando em conta o estilo de vida do lugar em questão, que um espaço colaborativo seja rentável e gere utilidade?

Além de questionar a viabilidade do projeto, também é importante analisar se em sua cidade existem outros espaços desse tipo ou se o seu seria o  primeiro: em caso de haver concorrência, imagine os valores agregados que poderia oferecer o seu coworking. Há cidades em que os espaços de coworking são abundantes e outras em que seus habitantes nunca ouviram falar nesse termo. Em caso de haver concorrência, é necessário estudar bem os serviços que oferecem, seus preços e que tipo de estratégias seguem para se promover e vender seus espaços, com a finalidade de agregar um valor extra ao seu projeto que te diferencie do demais. No caso do seu espaço ser pioneiro no local escolhido, é preciso estar consciente de que o caminho até a rentabilidade do projeto pode ser um pouco mais difícil se a cultura coworking ainda não for tão popular na localidade escolhida.

Estude modelos de franquias que funcionam

Muitos espaços de trabalho colaborativos estão dirigidos a nichos específicos de pessoas: há alguns que são voltados a profissionais somente de uma única área, outros especializados em apoiar projetos empreendedores, alguns voltados para mães e muitos outros voltados somente para freelancers, essas são só algumas possibilidades. Para ser um proprietário de franquia coworking é muito importante que você estude a concorrência, pegue os que chamam mais sua atenção como exemplo e veja características que possa te inspirar e aplicar em seu espaço: analise suas dimensões, seu modelo de negócio, quais facilidades são oferecidas, seus planos de pagamento ou adesões, suas estratégias de difusão em plataformas digitais, que tipo de evento organizam, etc.

É comum que você encontre características similares entre eles, mas o mais importante é lembrar que não há só um tipo de coworking e que cada um tem características únicas e por isso suas ofertas também serão diferentes.

Localize o perfil de seus coworkers

Você consegue imaginar os tipos de perfis que deseja receber em seu coworking? Você sabe, mesmo de uma forma muito geral, quais clientes poderão usufruir dos serviços e benefícios do seu espaço? É recomendável que você visualize o tipo de pessoa que nutrirá a sua comunidade que, no final das contas, atuará como seus clientes e como a “alma” de seu coworking. Para isso, pode-se lançar mão de metodologias de marketing como o buyer person, que é basicamente a construção de um arquétipo do seu cliente ideal: imagine quantos anos ele tem, o que faz, quantas horas trabalham por dia e em que horas, quais são seus interesses e hobbies, quais são suas principais rotinas, etc. Desta forma, você saberá o tipo de cliente que deseja atrair e ficará mais fácil para você tomar decisões pensando nesse mercado.

Imagine sua comunidade

O conceito de comunidade na área do coworking é importante, visto que muitas vezes o sucesso deste tipo de espaço reside justamente na força e na solidificação da sua comunidade de membros. A organização de eventos e atividades internas ajudam a lançar as bases para a construção da comunidade dentro do coworking, além de reforçar o sentimento de pertencimento. Lembre-se de que os membros da comunidade gerada dentro de seu coworking também são os melhores embaixadores de sua marca, por isso é recomendável que, antes de ser um proprietário de franquia coworking, você pense em quais seriam algumas de suas táticas para motivar sua comunidade de clientes e envolvê-los. a essência do seu espaço.

Avalie suas possibilidades financeiras como proprietário de franquia

Quanto custa para ser um proprietário de franquia de coworking é uma questão um tanto complexa de esclarecer. A primeira coisa a se considerar é o custo por espaço: se for alugá-lo, leve em consideração a prorrogação do contrato de locação, custos de renovação e até multa de mora, além de possíveis descontos do locador para pagamento antecipado das prestações mensais. Posteriormente, inclua no seu investimento o condicionamento das instalações e liste as necessidades básicas  de eus futuros clientes: o local possui infraestrutura de internet, água, cozinha, banheiros? Então, considere uma parte do seu orçamento para investir na mobília e no design do espaço de acordo com o conceito da marca. Antes de fazer a primeira despesa, por menor que seja, lembre-se que é fundamental que você faça um balanço da sua situação financeira, do investimento total que está disposto a fazer e como e em quanto tempo vai recuperá-lo, ou seja, quanta receita irá gerar seu espaço e o prazo de que você precisa para começar a  obter resultados.

Defina a estratégia de Marketing

Que tal uma estratégia de divulgação antes da abertura do seu espaço? Pode ser uma boa ideia medir a aceitação do seu coworking, identificar seus clientes potenciais e orientar seu projeto. Uma vez inaugurada, é vital que você tenha uma estratégia de comunicação e marketing voltada para o seu público-alvo, na qual considere objetivos de curto, médio e longo prazo. Considere também uma parte do seu orçamento para esta área: você pode precisar de um designer e profissional de marketing em tempo integral para ajudá-lo com a estratégia ou, se preferir, pode encontrar uma agência para lidar com a comunicação e relações públicas de seu coworking de uma forma mais profissional.

Seja proprietário de franquia e tenha bons parceiros

Abrir um novo negócio é sempre uma aposta. No entanto, as redes franqueadoras ao criarem um modelo de sucesso já aplicam as boas práticas de gestão e observam os indicadores de performance que são importantes para aquele negócio.

Todo esse conhecimento será passado para o franqueado durante os treinamentos e saber quais indicativos acompanhar e o que significam estes números é muito importante para a saúde da unidade franqueada. Além disso, como a rede possui várias unidades é possível comparar dados como uma forma de medir os resultados e também traçar estratégias para melhoras os índices. Esta é uma vantagem muito grande que o franqueado tem ao fazer parte de uma rede.

Agora que já falamos sobre quais são os pontos principais desafios a ser completados para ser um proprietário de franquia, chegou o momento escolher a rede franqueadora que receberá o seu investimento.

Considerado o 10º coworking mais popular do Brasil em 2019, a Coworking Town analisa criteriosamente seus franqueados e dispõe de um riquíssimo treinamento, documentando todos os processos e dando suporte em todas as etapas, desde a implementação até o pleno funcionamento da franquia. Sendo um franqueado, todas preocupações são reduzidas à contratação da franquia, ou seja, se você não quer ter que se preocupar com todos esses detalhes que listamos nesse artigo, a Coworking Town com certeza é a melhor opção!

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