Google Adwords: Como ele funciona?
Se você tem uma empresa, ou pensa em abrir uma, provavelmente já ouviu falar em Google Adwords.
Na hora de conquistar clientes e aumentar a sua presença no mercado, algumas ferramentas do Google são muito úteis e podem fazer toda a diferença para o seu negócio. Uma das mais importantes é justamente o Google Adwords, ou como é conhecido, apenas Google Ads.
Por isso, neste artigo iremos te mostrar como funciona o Google Adwords e como é fácil criar a sua campanha online em poucos minutos.
O que é o Google Adwords?
Lançada em 2000, a plataforma é uma ferramenta de publicidade online que exibe anúncios em forma de links patrocinados assim que uma pessoa realiza uma busca, baseando seus resultados nas palavras-chave usadas no momento da pesquisa.
Mesmo com o surgimento de várias outras plataformas no mercado, como a do Facebook, o Google ainda lidera o ranking mundial de receita com publicidade online, com incríveis U$ 209 bilhões de dólares apenas em 2021 com base em dados do Statista.
Essa informação demonstra o poder dessa ferramenta e quanto às empresas confiam na publicidade digital utilizando a plataforma do Google. Desde o seu lançamento, as receitas do Adwords crescem continuamente, ano após ano.
O grande diferencial dessa ferramenta não é somente a publicidade comum, como nas mídias tradicionais, mas é a possibilidade de levar a sua mensagem para uma audiência qualificada, segmentada e altamente específica.
Assim que uma busca é realizada, a pessoa recebe o anúncio de um produto ou serviço relacionado ao que ela está pesquisando. Para chamar atenção dos consumidores, esses anúncios são posicionados em locais estratégicos da página, como no topo ou no rodapé.
Como os anúncios no Google Adwords funcionam?
Ao realizar uma pesquisa no Google, ele busca em sua biblioteca de conteúdos relacionados ao termo e os publica na página de resultados, respeitando primeiramente a ordem dos links patrocinados, que ficam posicionados no topo da página.
Sendo assim, uma campanha de link patrocinado permite que você apareça na frente dos resultados orgânicos. O Adwords obtém resultados precisos de toda a sua campanha, como ROI, avaliação de tráfego, avaliação do conhecimento da marca, vendas e conversões e assim consegue detectar, pelas medições o que está indo bem ou não na sua campanha e links patrocinados.
Dessa forma você consegue saber em tempo real se algo precisa ser ajustado e/ou melhorado em sua campanha ou se é melhor que ela seja abortada par direcionar a verba em outras ações que tragam resultados consistentes, atingindo as metas e expectativas da empresa.
Como anunciar no Adwords?
Agora que você já entende o que é o Google Adwords, chegou o momento de saber como anunciar na plataforma. Separamos o passo a passo para você colocar suas campanhas no ar de forma fácil e rápida:
- Acesse o site do Google Ads e faça o seu cadastro. Se você já tiver uma conta Google é só informar o login e senha para continuar.
- Assim que você chegar ao painel do Adwords, vá até a aba “Campanhas”, no canto esquerdo da tela. Clique no círculo em azul com o sinal de adição (+) e selecione “Nova Campanha”.
- Escolha o formato de anuncio mais adequado para sua estratégia.
- Agora, chegamos ao momento de configurar a sua campanha. Preencha as informações solicitadas pela plataforma, incluindo local, idioma, orçamento e metas, que são as ações que você seja que os consumidores adotem. Lembre-se de colocar o endereço de seu site e escolher um nome para a campanha.
- Após preencher todas as informações corretamente, você vai poder conferir a parte visual do seu anúncio. É nesse momento que você precisa definir informações como o que vai aparecer no título, na descrição do seu anúncio e na URL.
- Por último, não se esqueça de revisar toda a sua campanha. Agora é só dar inicio à sua divulgação e começar a aproveitar as vantagens que o Google Ads tem a oferecer.
Como podemos ver nesse post, o Google Ads é uma ferramenta com alto potencial de sucesso, em que você tem controle absoluto sobre seu orçamento e pode amentar suas chances de atingir o público desejado. Usando a forma correta, a plataforma pode garantir resultados cada vez melhores para sua empresa.
Agora que você já sabe como funciona o Google Adwords, chegou o momento de praticar e fazer sucesso com seus novos anúncios!