Investimento para iniciantes: O que você deve saber para começar?

Investimento para iniciantes
3 minutos de leitura

Todos que já refletiram sobre seu futuro financeiro, certamente já pensaram sobre como começar a investir. Talvez isso soe como uma possibilidade distante para algumas pessoas, mas a realidade é que existem muitas formas de investimento para iniciantes, desde as mais acessíveis até as mais sofisticadas.

A realidade dos investimentos no Brasil não é das melhores. Uma pesquisa mostra que 67% dos brasileiros não conseguem poupar dinheiro.

Entre os brasileiros de classe C, D e E o número é ainda maior, de 71%. Entre as justificativas para não poupar dinheiro, 40% alegaram possuir uma renda muito baixa. Outros 18% disseram ter sido surpreendidos por algum imprevisto financeiro, 15% citaram gastos extras atípicos como reformas, tratamentos médicos e compras, e 13% reconheceram ter perdido o controle sobre os próprios gastos.

Se você é alguém que quer investir, mas não se acha capaz e/ou que não possui os conhecimentos para isso, decidimos falar algumas regras básicas de investimento para iniciantes.

Regras de investimento para iniciantes

Investimento para iniciantes precisa ter objetivos definidos

O hábito de investir fica muito mais fácil quando se tem objetivos definidos. Guardar dinheiro tendo um meta como base facilita o controle e traz realização a cada conquista e quando falamos de objetivos, não precisa ser algo grande, como comprar um apartamento ou trocar de carro.

Pode começar com um objetivo menor e depois evoluir, como poupar 100 reais por mês e começar a investir com esse valor. Suas metas precisam ser simples de entender, objetivas e realistas.

Organize  a quantia mensal a ser investida

O valor a ser investido, deve sempre estar de acordo com o orçamento pessoal. Se der aumente um pouquinho, em meses mais apertados, reduza, o importante é manter o controle financeiro para seguir aplicando.

Descubra o seu perfil de investidor

Saber qual é o seu perfil de investidor te ajuda a escolher investimentos mais alinhados com seus planos. O Perfil é definido com base em algumas informações como sua tolerância aos riscos do mercado, idade, situação financeira e claro, os objetivos para o futuro.

Faça um investimento teste

O primeiro passo é sempre o mais difícil, então fazer uma aplicação para testar é bem interessante. Faça desse investimento um tipo de “treino”, então, utilize um valor baixo.

A tríplice do investimento para iniciantes 

Os três pontos a seguir são a base de qualquer investimento para iniciantes, por isso é necessário conhecê-los:

Rentabilidade

A rentabilidade é referente a quanto o seu dinheiro rende no investimento feito. Ou seja, qual o percentual de dinheiro que se pode ganhar em determinada aplicação.

Liquidez

A liquidez pode ser definida como a facilidade de resgatar o dinheiro que está sendo investido ou de ter o dinheiro em conta assim que precisar. Quanto mais rápido você conseguir o dinheiro de volta, maior é a liquidez e menor tende a ser o risco do investimento.

Risco

Esse está ligado a possibilidade do retorno ser baixo ou até mesmo negativo. Isso pode acontecer se a economia não vai bem, se existe alguma mudança na taxa de juros do mercado, se a empresa apresenta um resultado ruim para os acionistas, entre outros.

Investimentos de alta rentabilidade normalmente apresentam riscos maiores, enquanto os de menor rentabilidade possuem riscos baixos. Isso não é uma regra, mas é o cenário mais comum.

Saber como investir pode ajudar e muito não só a suas finanças pessoais, como também as da sua empresa.

Conseguir montar uma boa reserva um dia pode fazer toda a diferença entre continuar ou não com o empreendimento. Uma empresa sem reservas acaba se tornando num lugar sem visão de crescimento e despreparada para qualquer eventualidade. Agora que você já sabe o que você deve ter para começar, chegou o momento de colocar em prática.

Quer saber mais sobre como podemos ajudar a sua empresa com serviços de escritório sobre demanda? QUERO CONHECER OS SERVIÇOS!

Quer ser dono de um coworking com todas essas estratégias de satisfação e retenção de clientes? QUERO SER UM FRANQUEADO!