Lucratividade e Rentabilidade: Você sabe a diferença?
A prática de uma boa gestão financeira passa, obrigatoriamente, pela análise e melhoria frequente de KPIs financeiros. Mas duas métricas principais acabam sendo muito confundidas e elas são a lucratividade e a rentabilidade.
Ambas são indicadores chave para o sucesso financeiro de uma companhia. Servem como medidos para entender o que precisa ser melhorado, mas também como base para a tomada de decisões e sem a medição correta dessas métricas, o risco de erros aumenta e a organização , como um todo, passa a não ter uma visão real da situação financeira. Falhas nesse aspecto podem até mesmo levar à falência.
Sabendo disso, resolvemos explicar nesse artigo a diferença entre esses dois termos, o que são e como medi-las em sua empresa.
Qual a diferença entre lucratividade e rentabilidade?
Esses dois indicadores trazem informações importantes para a tomada de decisões e a análise da saúde financeira de uma empresa. Ambas compartilham do lucro final para que o cálculo da métrica seja realizado, mas com objetivos diferentes.
Enquanto a lucratividade contrasta o lucro final com o faturamento real, a rentabilidade compara o lucro final com o investimento realizado como: compra de material ou contratação de mão de obra, por exemplo.
A lucratividade serve para verificar se o dinheiro faturado será suficiente para cobrir os custos e gerar o lucro esperado. Já a rentabilidade demonstra a capacidade que a empresa tem de gerar retorno com base no que foi investido.
Para entender melhora essa diferença, vamos a fundo no que diz cada conceito.
Conceitos de lucratividade e rentabilidade
O que é rentabilidade?
No empreendedorismo, a rentabilidade é a medida do retorno financeiro de um investimento. Ela está associada ao lucro do valor investido no empreendimento. Esse cálculo serve para que o empreendedor avalie o custo de oportunidade da abertura da empresa.
Como calcular a rentabilidade de uma empresa?
Para calcular o índice de rentabilidade, é necessário dividir o lucro líquido pelo investimento realizado e depois, multiplica-lo por 100, chegando assim ao percentual.
Aqui temos um exemplo:
Vamos imaginar que uma empresa investiu R$ 20.000,00 em publicidade para vender mais produtos. Com o sucesso da campanha, conseguiu um lucro líquido de R$ 80.000,00. Nesse caso o cálculo ficaria:
- 80.000,00 / 20.000,00 x 100 = 400%
Entende-se, então que para cada 1 real investido em publicidade, ele teve um retorno de 4 reais. Além do exemplo citado, a rentabilidade pode servir como estudo de viabilização de um novo produto, uma nova vertical de negócio ou até mesmo um novo equipamento.
O que é lucratividade?
É uma métrica de mensuração de eficiência operacional. Podemos dizer que um negócio é lucrativo quando o produto final da divisão entre o lucro líquido e o volume de vendas (faturamento) é positivo.
Aqui temos um exemplo:
Digamos que uma empresa tenha uma receita total de R$ 100.000,00 e um lucro líquido de R$ 12.000,00. Nesse caso, o cálculo ficaria assim:
- 12.000,00 / 100.000,00 x 100 = 12%
O resultado mostra que o percentual de ganho da empresa é de 12%. Com esse resultado é possível entender o quão eficaz é a aplicação da ciência de vendas do negócio, quão eficiente são os processos organizacionais relacionado às vendas, além de conseguir calcular se a empresa está bem posicionada no mercado em relação à concorrência.
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