Mercado Imobiliário em 2022: O que esperar para o próximo ano

3 minutos de leitura

O final de mais um ano vem chegando e com ele as tendências do mercado para o ano seguinte vão surgindo, mas o que esperar do mercado imobiliário em 2022?

No começo de 2020, com o início da pandemia da covid-19, havia um enorme receio de que o setor imobiliário sofresse prejuízo, porém o mercado se mostrou resiliente em 2021 e as projeções para 2022 são bastante otimistas.

Como foi o mercado imobiliário em 2021?

Como já destacamos a pandemia trouxe uma surpresa ao mercado imobiliário em 2021, ao invés de uma queda, ele conseguiu uma ascensão impressionante. Um dos pontos principais para tal crescimento é o avanço da tecnologia no setor e a permissão para a continuidade das obras nos canteiros.  Além disso, é necessário destacar que a taxa de juros permaneceu baixa durante 2021 e deve continuar assim no próximo ano. O Índice Nacional de Custos da Construção (INCC) teve uma alta de 17%, de junho de 2020 a junho de 2021. Esse valor deve ser refletir no preço dos imóveis no futuro, o que torna esse período ideal para compra.

Quais são as expectativas para o mercado imobiliário em 2022?

A pandemia modificou as prioridades de muitas pessoas quando o assunto é a procura de um imóvel, a busca por espaços maiores e áreas de lazer está cada vez maior. Veja a seguir as tendências para o mercado imobiliário:

Imóveis maiores

Com a necessidade do isolamento social muitas pessoas passaram a enxergar pontos que antes passavam despercebidos. O espaço é um deles.

Aqueles que precisaram ficar em home office, sentiram falta de contar com cômodos extras para acomodar escritórios de qualidade. Além disso, espaços com poucos ambientes acaba se tornando muito desconfortável para quem precisa passar tanto tempo em casa.

Por isso a busca por imóveis maiores, será uma tendência em 2022, para que as pessoas possam investir em infraestrutura no próprio lar, a intenção será ter imóveis que ampliem as funcionalidades. Independente de continuarem em home office ou não depois da pandemia.

Para se ter uma ideia, a Quinto Andar divulgou uma pesquisa feita por eles que diz que houve um aumento de 30% na busca por imóveis de dois quartos, assim como nas unidades com três e quatro quartos. Já os espaços com apenas um quarto tiveram uma queda e é justamente o que impede as pessoas de montarem uma boa estrutura de trabalho.

Imóveis com área de lazer

Antes da pandemia havia uma grande procura por apartamentos tipo studio, com espaços reduzidos e mais próximo aos grandes centros, porém também impactado pelo distanciamento social, a tendência será a procura por imóveis com área de lazer e varandas. Essa é mais uma comodidade para aqueles  que possuem trabalho remoto e passam muito tempo em casa. A distância do local de trabalho já não será mais uma preocupação e sim a qualidade de vida que as pessoas podem ganhar morando em uma casa com piscina, ou próximo de parques onde possam se exercitar e relaxar, por exemplo.

Processos digitais e sem burocracia

Mais uma tendência do mundo pós pandêmico é a procura e até mesmo a visita ao seu imóvel dos sonhos online. Antes o que era um processo longo e burocrático, agora pode ser feito com apenas alguns cliques e sem sair de casa.

O que necessitava de autorizações de fiadores, depósitos de até três meses de aluguel, hoje já não é mais necessário para alugar um espaço comercial ou residencial e isso não será mais um diferencial e sim uma necessidade do novo padrão de comportamento do consumidor.

Sustentabilidade

A preocupação com a sustentabilidade que já vem em um crescente aumento, se intensificou nos últimos meses e seguirá na busca por imóveis para o ano seguinte. Afinal, além de contribuir com o meio ambiente ajuda a reduzir custos das contas mensais, como água, luz entre outros que ficaram mais caros durante esse ano.

Imóveis com automações também vem ganhando destaque, porque são uma possibilidade de redução de consumo, oferecem mais segurança e praticidade na rotina do dia a dia (abrir e fechar cortinas, sensor de movimento para acender a luz, ligar aparelhos, etc.).

Como podemos observar o mundo mudou e o padrão de consumo mudou junto com ele. Não se adaptar a essa nova realidade pode trazer prejuízos para seu negócio uma vez que as pessoas buscam cada vez mais a praticidade e a desburocratização no momento de compra seja de um serviço ou de um imóvel. Só conhecendo as tendências do mercado imobiliário em 2022 e estudando novas formas de fazer negocio permitirá que a empresa possa agir de forma mais estratégica.

Quer saber mais sobre como podemos ajudar a sua empresa com serviços de escritório sobre demanda? QUERO CONHECER OS SERVIÇOS!

Quer ser dono de um coworking com todas essas estratégias de satisfação e retenção de clientes? QUERO SER UM FRANQUEADO!