Luz natural em escritórios: Benefícios de incorporar na arquitetura

luz natural em escritórios
3 minutos de leitura

Quando falamos sobre a utilização da luz natural em escritórios, muitas empresas pensam automaticamente em economia de energia, porém esse não é o único beneficio que uma empresa pode ganhar optando por esse tipo de projeto.

Luz natural em escritórios aumenta o bem estar

Melhora na Qualidade de Vida

Inúmeros estudos apontam que a exposição à luz natural aumenta a satisfação e a produtividade do trabalhador. Um estudo feito em 2017 e publicado pela National Sleep Foundation em seu Sleep Health Journal, descobriu que os trabalhadores expostos a altos níveis de luz natural em escritórios relataram um sono de melhor qualidade comparados com os trabalhadores que não foram expostos a nenhuma luz natural. Isso porque a luz natural ajuda a regular os ritmos circadianos naturais do corpo (horários de sono-vigília).

Outro estudo recente, conduzido pelo Dr. Alan Hedge, do Departamento de Design e Análise Ambiental da Cornell University, confirmou outros benefícios da luz natural no local de trabalho, incluindo: tensão ocular reduzida, menos relatos de dores de cabeça, humor melhorado, menos sonolência e menos erros

Aumento da Produtividade

Ambientes muito quentes ou muito frios prejudicam a concentração. Investir em luz natural é uma forma de contornar esse problema trazendo um conforto térmico para os trabalhadores e contribuindo para o aumento da sua produtividade e sua criatividade.

Ambientes fechados e escuros são naturalmente mais estressantes e menos inspiradores, isso não significa que equipamentos como ventiladores ou ar-condicionado não serão necessários, mas podem ser usados em casos específicos.

Saiba como aproveitar a luz natural em escritórios

Acesso à luz

A luz natural reduz a necessidade de iluminação artificial durante o dia e naturalmente os custos de energia são reduzidos. Muitos recursos ajudam o aproveitamento da luz, algumas estratégias específicas são:

Trazer a luz natural para áreas muito utilizadas. O acesso à luz natural em escritórios pelo maior número de estações de trabalho é uma forma de resolver alguns problemas. Instalar claraboias é uma opção ideal se você tiver um plano de escritório aberto com vários cubículos ou mesas localizadas no centro da sala, onde a luz das janelas laterais não pode alcançar.

Utilize luz difusa. Enquanto as janelas do chão ao teto e clarabóias ajudam a distribuir a luz por todo o espaço de maneira uniforme, a luz difusa elimina o brilho, os pontos quentes e as sombras nítidas que afetam negativamente a visibilidade e a produtividade. Você pode criar luz difusa usando vidro fosco, softboxes, telas difusoras e feixes de luz em ângulo.

Utilize um acabamento fosco nas paredes. Cores claras e naturais, como verde, azul e amarelo, iluminarão os espaços e ajudarão a refletir a luz em toda a área, mas o brilho da pintura pode produzir reflexo. Um acabamento fosco irá absorver a maior parte do brilho.

Você também pode maximizar os benefícios da luz natural em espaços de escritório, incluindo elementos biofílicos. Adicionar plantas e fontes internas torna os espaços mais calmos, aumentando a satisfação dos funcionários.

Projeto de arquitetura

Grande parte das equipes de arquitetura utiliza da combinação desses artifícios em seus projetos. As estratégias que você usará dependerão do layout do seu escritório, do seu orçamento e das necessidades dos seus funcionários. O Coworking Town utiliza de vários desses recursos em seus escritórios, conta com espaços de trabalho únicos que foram projetados para estimular a produtividade e melhorar a saúde física e mental de todos que trabalham por aqui.

Quer saber mais sobre como podemos ajudar a sua empresa com serviços de escritório sobre demanda? QUERO CONHECER OS SERVIÇOS!

Quer ser dono de um coworking com todas essas estratégias de satisfação e retenção de clientes? QUERO SER UM FRANQUEADO!