Nômades digitais: O que é esse estilo de vida?
Trabalhadores que usam a tecnologia para exercer o trabalho enquanto se deslocam pelo mundo são chamados nômades digitais.
Esse novo estilo de vida vem ganhando força desde o início da pandemia e já soma mais de 35 milhões de adeptos pelo mundo. Segundo o Relatório Global de Tendência Migratórias 2022 da Fragomen, é estimado que até 2035 existam cerca de 1 bilhão de nômades digitais.
É claro que para dar início a essa vida, é necessário se organizar. Mas, se você quer se tornar um nômade digital separamos algumas vantagens que esse estilo de vida.
O que são os nômades digitais?
Nômades digitais são profissionais que trabalham online e, por isso, não precisam estar presentes em um escritório, cidade ou país em particular. São pessoas que podem trabalhar em qualquer lugar do mundo, desde que tenham uma boa conexão à internet. Redatores, designers e programadores são alguns exemplos mais comuns de nômades digitais.
Como podemos perceber o estilo de vida nômade digital consiste em dois aspectos:
- Ganhar dinheiro na internet
- Viajar ou se mudar de um lugar para outro
Isso significa que nem todo mundo que trabalha de forma remota são automaticamente nômades digitais. É necessária a parte nômade. Por outro lado, viajantes de longo prazo que realizam trabalhos locais também não são nômades digitais, já que fica faltando a parte digital.
Vantagens de ser um nômade digital
Esse estilo de vida conta com inúmeros benefícios. Abaixo iremos descrever algumas dessas vantagens.
Atue de qualquer lugar
Como a sua localização não importa, você pode morar em qualquer lugar do mundo. A única condição imposta é que você tenha acesso à internet.
Como muitos nômades digitais são freelancers ou empreendedores (que são de fato donos da própria carreira), e isso lhe permite definir quantas e quais horas quer trabalhar por dia.
Estilo de vida livre e felicidade
A flexibilidade do nômade digital é sinônimo de satisfação e mais felicidade em seu dia a dia. A liberdade de ir para onde quiser, quando quiser, ser mais dono do seu tempo, alternar com flexibilidade entre o trabalho e o turismo e enriquecer suas experiências pessoais e profissionais são questões que resumem os nômades digitais.
Benefícios financeiros
Os nômades digitais nem sempre são sinônimo de pessoas ricas. No entanto, uma pessoa mais satisfeita consegue aumentar sua produtividade e ganhar mais. Quanto mais qualificada uma pessoa for, maior será a sua renda.
Além disso, muitas pessoas optam por lugares baratos e com ótima qualidade de vida, como Tailândia ou Indonésia.
Vistos especiais para nômades digitais
Atualmente, cerca de 28 países adotaram vistos específicos para nômades digitais. Entre eles estão: Islândia, Tailândia, Emirados Árabes, Costa Rica, Grécia, Argentina e agora o Brasil.
O Conselho Nacional de Imigração regulamentou a concessão de visto temporário e autorização de residência aos imigrantes que se encaixem nessa modalidade.
O estrangeiro que quiser aplicar para obter o documento não pode ter vínculo empregatício no Brasil e precisa fazer uso de tecnologias da informação para executar suas atividades laborais. O prazo inicial é de um ano de residência e pode ser renovado por mais um. Fora isso, é preciso comprovar meios de subsistência no Brasil.
No Rio de Janeiro, o incentivo é ainda maior. O certificado Rio Digital Nomads é concedido para hotéis e hostels que possuem tarifas especiais para clientes que aderem pacotes de longa permanência. Essa é uma maneira de incentivar a vinda de nômades para a cidade e adequar os estabelecimentos a esses turistas.
Claro que ser nômade digital é um estilo de vida desafiador, mas se você acha que serve para você não perca mais tempo: Arregace as mangas e se jogue nessa aventura porque com certeza você colecionará grandes aprendizados e histórias incríveis.