O que é franquia? Como funciona esse modelo de negócios

o que é franquia
3 minutos de leitura

Está pensando em empreender e quer saber o que é franquia? Aqui neste artigo você vai conhecer como funciona esse modelo de negócios e quais são as principais informações sobre esse mercado.

Segundo a Lei de Franquias, o franchising é “o sistema pelo qual um franqueador cede ao franqueado o direito de uso de marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva ou semi-exclusiva de produtos ou serviços e, eventualmente, também ao direito de uso de tecnologia de implantação e administração de negócio ou sistema operacional desenvolvidos ou detidos pelo franqueador, mediante remuneração direta ou indireta, sem que, no entanto, fique caracterizado vínculo empregatício.”

Abrir uma franquia tem se tornado cada vez mais uma opção de negócio para o empreendedor brasileiro. Diante de uma crise econômica causada pela pandemia de COVID-19, muitas pessoas buscam uma franquia, seja porque perderam seus empregos ou porque os demais tipos de investimento não estão dando retorno satisfatório.

Como funciona uma franquia

Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o mercado de franquias no Brasil é um dos mais estáveis do mundo e vem ao longo dos anos registrando crescimento contínuo.  Por este motivo, mesmo em períodos de crise este tipo de negócio é uma opção segura para quem quer empreender.

 De forma geral, franquia é transferência de conhecimento do franqueador para o franqueado!

Modelo e taxas

O franqueador desenvolveu um modelo de negócio replicável, validado e adquiriu muito conhecimento ao longo desse processo. Então ele permite que você (franqueado) copie e replique esse modelo de sucesso. Uma franquia pode ser uma loja, uma lanchonete, uma escola de idiomas, uma empresa que presta serviços e até mesmo uma franquia de Coworking!

Para usar a marca e para receber todo o conhecimento do franqueador, é normal que seja cobrada uma taxa inicial de franquia que deverá ser paga na assinatura do contrato e também royalties que são um percentual do faturamento mensal da unidade franqueada.

Suporte e treinamentos

A rede franqueadora, por sua vez, é responsável por fornecer suporte ao franqueado e transmitir a ele todas as informações que vão desde as tarefas operacionais, processo de vendas, gestão administrativa, contábil e financeira.

A transmissão de conhecimento pode ocorrer por meio da disponibilização de manuais, treinamentos EAD ou presenciais. O objetivo é preparar o empreendedor para que ele conheça profundamente a marca, sua estrutura, seu modelo de negócio e para que tenha o know-how necessário para levar o negócio adiante.

Taxa de sucesso

É muito importante você ter em mente que franquia não é sinônimo de garantia de sucesso. Muita gente acha que ao assinar um contrato de franquia terá faturamento garantido e resultado certo. Esse é um dos mitos sobre franquias! Não é bem assim que funciona e quem te disser isso está mentindo!

É óbvio que a probabilidade de sucesso de uma franquia é muito maior do que se você resolver montar uma empresa do zero, por exemplo. De acordo com o SEBRAE, a taxa de mortalidade de uma unidade franqueadora em 10 anos é de 15% enquanto para uma unidade independente é de 75%.

Ou seja, a possibilidade de você ter sucesso sendo um franqueado é 5x maior do que se você resolver criar uma empresa de forma independente.  

Escolhendo a sua franquia

Existem vários tipos de franquias e você deverá escolher aquele segmento com o qual mais se identifica. Por exemplo: só escolha uma franquia de hotelaria e turismo se você gosta de viajar, tem interesse no assunto e gosta de lidar com a história e experiência das pessoas. Se você gosta mais de questões técnicas de informática, tem afinidade com eletrônicos e equipamentos, talvez uma franquia de manutenção de computadores faça mais sentido para você.

Agora que você já sabe o que é uma franquia dê uma olhada nesse artigo aqui onde eu dou dicas para te ajudar a não errar na escolha da franquia!

Quer saber mais sobre como podemos ajudar a sua empresa com serviços de escritório sobre demanda? QUERO CONHECER OS SERVIÇOS!

Quer ser dono de um coworking com todas essas estratégias de satisfação e retenção de clientes? QUERO SER UM FRANQUEADO!