Opção para empreender: Porque escolher uma franquia

opcao para empreender
3 minutos de leitura

Quer investir suas economias mas ainda não sabe se é melhor abrir uma franquia ou começar seu próprio negócio do zero? Nesse texto vou te dar algumas informações e te mostrar porque as franquias são uma boa opção para empreender para quem não sabe por onde começar.

Antes de começar eu quero acabar de vez com o mito de que uma franquia dá menos dor de cabeça do que um negócio independente. Se você acredita que vai abrir uma franquia e automaticamente o sucesso está garantido, sinto te informar, mas você está iludido! Uma franquia é uma empresa e não existe sucesso em negócios sem dedicação e trabalho duro.  

Por outro lado, tirar uma ideia do papel e transformá-la em um negócio requer muito esforço, muita dedicação, muito estudo e em alguns casos muito investimento de capital. E é aí que entra a maior vantagem que você terá ao abrir uma franquia.

Opção para empreender com modelo validado

Ao decidir por este tipo de negócio, você estará investindo em um conhecimento que foi acumulado ao longo de muitos anos. As franquias são modelos de negócios que já foram testados junto ao público. Ou seja, já foi feito todo o trabalho de pesquisa de mercado, de construção a validação do modelo de negócios, definição de público-alvo, busca de fornecedores, precificação dos serviços/ produtos, elaboração de processos e muitas outras coisas que a rede franqueadora já conseguiu definir ao longo de todo esse tempo em que está no mercado. Estas são informações valiosíssimas que você levaria anos para reunir. Uma falha em qualquer um destes pontos citados acima pode sacramentar o fracasso de uma empresa!

Marca conhecida

Outro ponto relevante é que a marca franqueadora já possui uma imagem construída no mercado, facilitando a identificação do negócio junto aos clientes. Já foi feito todo o trabalho de branding (que é o estudo da marca), construção do site, além das estratégias de divulgação e de aquisição de clientes.

Opção para empreender com ajuda

Ao comprar uma franquia, você passa também a ter acesso a todo o suporte que ela pode oferecer. Se algo não está saindo como o planejado, por exemplo, a franqueadora te prestará assistência e te orientará como proceder e reverter o quadro, se for preciso.

Gestão eficiente

Ao criar um modelo de sucesso, as redes franqueadoras já aplicam as boas práticas de gestão e observam os indicadores de performance que são importantes para aquele negócio. Todo esse conhecimento será passado para o franqueado durante os treinamentos e saber quais indicativos acompanhar e o que significam estes números é muito importante para a saúde da unidade franqueada.

Além disso, como a rede possui várias unidades é possível comparar dados como uma forma de medir os resultados e também traçar estratégias para melhoras os índices. Esta é uma vantagem muito grande que o franqueado tem ao fazer parte de uma rede.

Maior probabilidade de sucesso

Na avaliação da Associação Brasileira de Franchising (ABF), de acordo com estudos do SEBRAE, a taxa de mortalidade de uma unidade franqueadora em 10 anos é de 15% enquanto para uma unidade independente é de 75%. Ou seja, a possibilidade de você ter sucesso sendo um franqueado é 5x maior do que se você resolver criar uma empresa de forma independente. 

Ainda segundo a ABF, a maioria das redes de franquias que atuam no mercado brasileiro estimam que o franqueado deve recuperar o investimento feito na franquia em até 30 meses. Existem franquias com prazo de retorno de investimento ainda menor, como é o caso da franquia do Coworking Town. Se compararmos com investimentos tradicionais, o retorno financeiro de uma franquia é bem mais interessante do que as carteiras de investimento nas corretoras no Brasil, tornando uma excelente opção para empreender.

Se você quiser conhecer um pouco mais sobre franquias de coworking, eu separei esse artigo aqui que vai te ajudar a conhecer melhor sobre esse mercado sólido e promissor.

Quer saber mais sobre como podemos ajudar a sua empresa com serviços de escritório sobre demanda? QUERO CONHECER OS SERVIÇOS!

Quer ser dono de um coworking com todas essas estratégias de satisfação e retenção de clientes? QUERO SER UM FRANQUEADO!