Escolha da franquia

Encontrar a franquia ideal é o objetivo de todo mundo que busca investir nesse mercado. Não existe um manual de “como achar a franquia certa” e existem muitas variáveis que precisam ser analisadas até encontrar a opção ideal. Não é fácil, mas a boa notícia é que na maioria das vezes o mais importante é evitar escolher a franquia errada. Neste artigo eu separei dicas para te ajudar a não errar na escolha da franquia.

Franquia ideal para o seu perfil

Vamos combinar uma coisa? Eu não vou te iludir aqui. Franquia perfeita não existe! O que existe é a franquia ideal para o seu perfil e para chegar nesta opção você vai iniciar um caminho longo e trabalhoso de muita dedicação e estudo. Você vai pesquisar bastante, conversar com muitas franqueadoras, vai tomar muitos cuidados e nem isso vai ser uma garantia de sucesso da sua unidade franqueada! Pois é! Quem te prometer retorno garantido está mentindo!

O primeiro passo é olhar para você, para o seu perfil como empreendedor, para o seu bolso e para a sua expectativa. Comece respondendo as seguintes perguntas para si mesmo:

  • Quanto dinheiro eu tenho para investir?

Tenha em mente que você precisará fazer um investimento inicial em estrutura, equipamentos, estoque, adequações no imóvel. Não se esqueça de prever o capital de giro para sustentar a empresa enquanto ela ainda não se pagar. SIM!!!!! A franquia não começa dando lucro no primeiro mês e isso muita gente não te conta!

  • Onde eu quero abrir a franquia?

Minha prioridade é ter conforto e ficar perto de casa ou eu quero encontrar o melhor ponto possível na minha cidade mesmo que isso me custe algumas horas por dia de deslocamento?

  • Tem alguma marca específica que me desperta interesse?

Lembre-se que é indispensável você se identificar com a marca, mas nem sempre a sua marca preferida é uma boa opção de franquia!

  • Tem algum segmento que eu gostaria de atuar?

Você conhece o dia a dia de uma pizzaria? De uma escola de idiomas? De uma loja de roupas? Saiba que você vai passar os próximos anos da sua vida dedicado àquele negócio, então é importante encontrar um segmento que você tenha afinidade.

  • Quanto tempo eu quero me dedicar para a franquia?

Se sua resposta é POUCO TEMPO eu já te adianto que nenhuma franquia será ideal para você! Não existe mágica! Não existe sucesso em negócios sem dedicação e trabalho duro. A dedicação e participação ativa do franqueado faz toda diferença e sem dúvidas aumenta bastante as chances de sucesso.

  • A franquia será sua única fonte de renda?

Você consegue pagar suas contas pessoais com o lucro que aquela franquia vai te dar? Conheça muito bem os números, pesquise o mercado e veja se o faturamento informado pela franqueadora é realista. Ela já tem outras unidades em operação? Quanto faturaram nos últimos meses?

  • Você já tem um imóvel e pretende abrir uma franquia nele?

Pense no tipo de imóvel, tamanho, e localização antes de escolher a franquia!

Definindo os seus objetivos na escolha da franquia

Respondendo estas perguntas honestamente você já percorreu uma boa parte do caminho! É muito importante olhar para a sua situação como pessoa física antes da escolher da franquia. Outros questionamentos que são muito importantes são aqueles relacionados à sua expectativa e planos de médio- longo prazo. É importante ter em mente que os contratos de franquia costumam ter duração mínima de 5 anos.

As perguntas podem ter desdobramentos e podem depender de outros fatores externos para serem respondidas, mas minha sugestão é que você coloque tudo no papel. Feita essa reflexão sobre seu perfil e seu momento de vida, chegou a hora de colocar a mão na massa e pesquisar, pesquisar e pesquisar. Comece pelo básico:

Você sabe o que é e como funciona uma franquia?

Entenda como funciona, quais os tipos que existem, leia a Lei das Franquias, pesquise sobre quais são as taxas que geralmente são cobradas! Aqui no blog você vai encontrar bastante conteúdo sobre o assunto e é fundamental você estar bem informado para analisar os pontos chave e fazer as perguntas certas para a rede franqueadora.

Agora sim tá na hora de pesquisar as redes franqueadoras. Entre no site das empresas que você tem interesse (lembre-se das primeiras perguntas que você respondeu lá em cima), pesquise sobre os modelos de franquia que aquela rede oferece. Geralmente no site da empresa tem bastante informação. Faça seu dever de casa e estude esse conteúdo antes de entrar em contato com eles.

Analise as informações disponíveis

Analisar as informações corretas é muito importante! Observe além da marca, o potencial de ganho de mercado, os concorrentes diretos e indiretos, o modelo de negócio, a história da franqueadora, os valores de investimento necessário, faturamento e retorno.

Se você gostar do que viu avance na escolha da franquia, preencha o formulário no site da franqueadora e aguarde o contato deles.

Geralmente as redes fazem um processo seletivo de franqueados. Eles querem garantir que você tem o perfil ideal para ser um franqueado, afinal você será um representante da marca deles! Responda as perguntas com sinceridade e já tenha em mãos todas as dúvidas e observações anotadas. A hora de tirar dúvidas é agora!

Escolha da franquia

Nessa etapa a rede franqueadora deverá responder seus questionamentos e explicar detalhes sobre a operação, sobre os custos, avaliar se o seu bairro/ cidade de interesse é viável ou até mesmo se está disponível.

A essa altura você já deve ter percebido que escolher uma franquia é muito mais complicado do que somente analisar o valor de investimento e faturamento estimado, não é! O caminho é longo, trabalhoso, mas se você seguir as dicas que eu dei terá mais chances de escolher a franquia certa!

Quer saber mais sobre como podemos ajudar a sua empresa com serviços de escritório sobre demanda? QUERO CONHECER OS SERVIÇOS!

Quer ser dono de um coworking com todas essas estratégias de satisfação e retenção de clientes? QUERO SER UM FRANQUEADO!