Semana de trabalho de 4 dias: Porque as empresas estão adotando

Semana de trabalho de 4 dias
5 minutos de leitura

Trabalhar quatro dias na semana parece um sonho distante, mas um estudo recente realizado na Islândia mostra que a redução de jornada pode melhorar o bem estar e a produtividade dos funcionários. Analistas acreditam que o modelo de semana de trabalho de 4 dias pode ser adotado em outros países.

Semana de trabalho de 4 dias: Como funciona?   

Essa estratégia em que o funcionário vai ao trabalho 4 dias por semana pode ser feita de duas formas. A estrutura operacional dependerá exclusivamente da política corporativa de cada instituição:

  • 32 horas semanais (8 horas durante cada um dos 4 dias) sem ajustes salariais;
  • 40 horas semanais (10 horas durante cada um dos 4 dias) sem ajustes salariais.

A não interferência na remuneração é uma das principais característica dessa estratégia. Isso porque sua aplicação desse método deve ser vista como uma vantagem extraordinária e não como um mero ajuste estrutural.

Como o objetivo dessa metodologia em que a equipe profissional só vai ao trabalho 4 dias por semana é potencializar o rendimento e otimizar a produtividade e o faturamento da organização, a satisfação e motivação dos colaboradores devem ser estimuladas sem interferir em benefícios já oferecidos.

Quem já aprovou essa mudança?

A pandemia causada pela covid-19 e a necessidade de distanciamento social aceleraram ainda mais esse tipo de experimento. Em 2018 a empresa de redação de testamentos Perpetual Guardian fez um teste de oitos semanas com 200 empregados, em que a empresa deu uma dia livre adicional para cada semana, enquanto todas as condições de trabalho e salarial. O projeto foi um êxito e a empresa decidiu mantê-lo permanentemente. Os trabalhadores decidem si querem começar ou terminar cedo sua jornada para evitar o congestionamento do trânsito, por exemplo e para levar os seus filho ao colégio. A outros trabalhadores foram dados a opção de trabalhar menos horas.

Desde então o experimento tem sido replicado em vários lugares. Em março de 2020 a fábrica de automóveis Peugeot implementou no Reino Unido e em junho de 2020 o governo local de Silang nas Filipinas também implementou com seus funcionários.

Na Islandia foi feito um estudo piloto, o maior experimento do mundo sobre redução de horas de trabalho, com 2.500 participantes (mais de 1% da população ativa no mercado de trabalho  do país) entre 2015 e 2019 para reduzir a semana para 4 dias sem a ,diminuição do salário dos trabalhadores, os resultados foram considerados um “êxito esmagador”. Os trabalhadores relataram que o bem-estar e o equilíbrio entre vida profissional e pessoal aumentaram. A produtividade, por sua vez, manteve a mesma e, em alguns casos, aumentou

A subsidiária da Microsoft no Japão testou no verão de 2019 e reportou um aumento de 40% na produtividade dos trabalhadores. Os resultados vão de encontro com a pesquisa global realizada pela OMS(Organização Mundial da Saúde) em parceria com a OIT (Organização Internacional do Trabalho) em que mostra que as jornadas excessivas de trabalho estão matando milhares de pessoas por ano.

Vantagens e desvantagens da semana de trabalho de 4 dias

A flexibilização do ambiente de trabalho, acentuada no isolamento social, fez com que muitas empresas vissem os benefícios de uma maior autonomia em relação a seus colaboradores e práticas como uma semana de trabalho de 4 dias já não são vistas com maus olhos. Abaixo iremos listar alguns pós de contras desse modelo de trabalho:

Bem-estar do funcionário

O aumento de condições de saúde mental na população mundial é uma realidade muito discutida pós pandemia. Meses de ansiedade, com contato restrito de colegas, amigos e familiares, elevaram a preocupação das empresas com saúde mental. Portanto, quaisquer medidas que protejam a sanidade dos trabalhadores precisam ser seriamente consideradas. Este é o caso da redução de um dia na jornada de trabalho. Com isso, colaboradores teriam mais tempo para se recuperar de uma semana estressante, liberando energia para buscar outros hobbies e interesses.

Uso mais eficiente do tempo

Os funcionários gastam menos tempo em tarefas ineficientes como longas reuniões que poderiam ser um simples e-mail e o uso de mídias sociais.

Satisfação do colaborador

Com um maior equilíbrio entre vida pessoal e profissional, trabalhadores se tornam mais felizes se envolvem mais com o trabalho. Esse sentimento de pertencimento no trabalho  carrega também mais motivação e criatividade à empresa.

Benefícios ambientais

A semana de trabalho de quatro dias representa menos pessoas se deslocando entre suas residências e ambientes de trabalho, o que reduz de forma crítica a pegada de carbono do planeta. Isso sem falar na diminuição dos gastos dos escritórios como: luz, água e a natural do ambiente de trabalho.

A semana de trabalho de 4 dias estimula inovações

Ao encorajar novos métodos de economia de tempo, colaboradores estão mais propensos a estudar e trazer inovação à organização.

Barreiras para a implementação do modelo

Em 1930 o economista britânico John Maynard Keynes previu em seu ensaio ‘Possibilidades econômicas para nossos netos’ que em um século as pessoas trabalhariam somente 15 horas por semana pelos avanços tecnológicos que trariam os avanços tecnológicos. Imaginou que a essa altura basicamente trabalharíamos de segunda a terça feira e teríamos um final de semana de 5 dias.

Keynes acertou em quanto ao aumento da produtividade, mas se equivocou na diminuição dos horários de trabalho. O economista da Universidade de Harvard Richard Freeman considera que Keynes subestimou o desejo humano de competir e ganhar mais dinheiro.

Desvantagens da semana de trabalho de 4 dias

Apesar de todos os benefícios que foram citados até agora, empresas precisam também pensar nas possíveis desvantagens desse tipo de prática. Afinal, nem todo tipo de negócio está preparado para adotar a inovação de gestão de pessoas. Abaixo seguem algumas dessas desvantagens:

Difícil adaptação à mudança

Alguns trabalhos levam tempo para se adaptar à mudança e algumas empresas podem acabar pagando horas extras para os trabalhares ficarem o mesmo horário de antes até que o trabalho esteja adaptado a esse novo modelo.

Embora isso ajude os trabalhadores, pagar horas extras é apenas mais uma despesa para a empresa, além de já estar pagando potencialmente por um terceiro “dia de folga”.

Os benefícios não podem ser estendidos a todos

Alguns setores exigem uma presença 24 horas nos sete dias da semana ou outra programação semelhante, tornando uma semana de trabalho de quatro dias impraticável.

Entre pós e contras é inegável que o mundo mudou e as empresas precisam estar atentas ao bem estar, tanto físico, quanto mental dos seus funcionários. O ganho de qualidade de vida está diretamente ligado ao aumento de  produtividade e consequentemente ao aumento de faturamento de uma organização.

Adotar uma semana mais curta já não é mais uma utopia em muitos lugares e vem trazendo resultados bastante satisfatórios e em um futuro bem próximo pode se tornar a realidade em uma quantidade significativa de empresas.

Quer saber mais sobre como podemos ajudar a sua empresa com serviços de escritório sobre demanda? QUERO CONHECER OS SERVIÇOS!

Quer ser dono de um coworking com todas essas estratégias de satisfação e retenção de clientes? QUERO SER UM FRANQUEADO!