Reuniões presenciais: 7 razões cruciais para fechar negócio
A ferramentas de videoconferência tem feito com que nossa forma de nos comunicarmos seja mais rápida de direta, se tornando essenciais para os dias atuais após a pandemia da covid-19. Porém, quando falamos de fazer negócio, não há nada mais efetivo do que reuniões presenciais.
E para provar, decidimos listar aqui sete razões pelas quais se o interesse for alto e é importante causar uma boa impressão, vale a pena investir seu tempo, dinheiro e energia em reuniões presenciais.
Pode ser mais difícil entender um ao outro em reuniões não presenciais
A comunicação pode ser prejudicada por problemas técnicos incômodos, Também pode ser difícil entender cada palavra dita durante uma ligação, especialmente se a outra pessoa tiver um sotaque com o qual você não está acostumado. As coisas podem ser facilmente mal interpretadas em chamadas ou vídeochamadas, porque você não confia na linguagem corporal da outra pessoa e podem não haver muitas oportunidades para esclarecimentos se você vir uma expressão facial que te confunda, por exemplo.
Reuniões presenciais ajudam a manter a audiência cativada
Desde o tempo que leva até que todos participem da videoconferência até as distrações que os participantes podem encontrar durante a reunião virtual, podemos achar complicado chamar atenção das pessoas. E se for um dos participantes que está dominando a conversa, quem está ouvindo no modo “mudo” provavelmente estará realizando outras tarefas ao mesmo tempo que a escuta, como responder e-mails ou verificar as últimas notícias. Como em muitos casos pode ser difícil dar a palavras a todos os que nos ouvem, esse tipo de chamada geralmente não nos ajuda a construir um diálogo bidirecional. Oportunidades para expressar preocupações podem ser perdidas e potenciais soluções criativas podem ser perdidas.
Você não pode analisar a linguagem corporal do seu interlocutor pelo telefone ou em uma tela de 20 polegadas
De acordo com um estudo conduzido pelo professor Albert Mehrabian na década de 70, 93% do que transmitimos aos outros é expresso por meio de comunicação não verbal, incluindo linguagem corporal e tom de voz. Isso significa que o que dizemos como tal representa apenas 7% do que queremos dizer. Agora pense em como essa ideia se traduz em comunicação virtual versus comunicação face a face. Todos nós sabemos por experiência própria como as conotações de um e-mail podem ser mal interpretadas. E, é claro, seu tom de voz pode não ser tão claro ou nítido como quando a reunião acontece pessoalmente.
Mas o mais importante é que você considere como a linguagem corporal pode desempenhar um papel fundamental durante uma negociação. Um sorriso caloroso pode indicar aprovação, enquanto uma sobrancelha levantada pode expressar dúvida ou aversão. Você pode capturar instantaneamente a atenção de uma pessoa e conhecê-la mais profundamente ao olhá-la diretamente nos olhos.
É muito mais fácil rejeitar alguém por e-mail do que pessoalmente
Se você vende um serviço, produto ou ideia a um cliente em potencial, é menos provável que consiga persuadi-lo se suas interações ocorrerem por e-mail. Podemos levar isso a um nível experimental, levando em consideração quantas mensagens ignoramos ou descartamos em nosso dia-a-dia, especialmente quando o remetente é alguém que não conhecemos pessoalmente.
De acordo com um estudo publicado na Harvard Business Review, os pedidos face a face têm 34 vezes mais probabilidade de gerar uma resposta positiva em comparação com os e-mails. Lembre-se disso ao tentar convencer alguém sobre um tópico importante, independentemente de estar a 10 passos de sua mesa ou a milhares de quilômetros de distância.
Para construir confiança, você precisa olhar nos olhos de alguém
Construir um relacionamento profissional leva tempo, especialmente se você está tentando alcançar alguém cuja cultura é muito diferente da sua. Fazemos suposições sobre as personalidades das pessoas baseadas se elas nos olham no olho ou se desviam o olhar durante a conversa.
Psicólogos e neurocientistas têm estudado o contato visual há décadas e suas descobertas revelam muito mais sobre seu poder, incluindo o que nossos olhos revelam e como o olho no olho muda o que pensamos sobre a outra pessoa que nos mira. Reuniões presenciais nos permitem essa interação, o que não acontece tanto com chamadas de vídeo.
Há muitas informações que você pode obter em reuniões presenciais
Quando você presta atenção, há muitos detalhes interessantes que você pode extrair durante uma reunião cara a cara, desde a linguagem corporal e o tom de voz da pessoa à sua frente até a maneira como ela entra na sala de reuniões ou pequena conversa que você mantém antes do início da reunião. Todas essas pistas podem ajudá-lo a encontrar a melhor maneira de lidar com isso. E lembre-se de que isso funciona nos dois sentidos, então a imagem que você projeta de si mesmo também é importante.
A busca por uma sala de reunião não precisa ser exaustiva
Muitas empresas hoje em dia abdicaram de seus escritórios e levaram sua empresa para o ambito digital, mas sem um escritório, não seria possível realizar reuniões presenciais e enocntrar um espaço para fazer isso pode ser exaustivo, afinal o local onde você marca suas reuniões se torna a cara da sua empresa, quanto mais informal, menos credibilidade a empresa irá passar. Mas a Coworking Town pode ajudá-lo com isso, são três unidades com todo o aparato disponível para você fazer suas reuniões e fechar seus negócios com conforto, segurança, escolhendo a unidade mais próxima de você. Aluguel fácil e sem burocracias.
Agora que você já sabe todos os benefícios que uma reunião presencial pode trazer na hora de fechar um negócio, chegou a hora e começar a marcá-las!