Sustentabilidade no escritório: 5 ações simples que fazem a diferença
A diminuição do impacto ambiental e a preservação do meio ambiente são temas recorrentes na sociedade e no meio empresarial não poderia ser diferente. Muitas empresas hoje, buscam adotar projetos mais amigáveis ao meio ambiente para promover a sustentabilidade no escritório.
Isso significa que elas desejam crescer economicamente, como qualquer outra, porém evitando ao máximo agredir ao meio ambiente. Mas como atingir a esse objetivo?
Abaixo iremos listar algumas dicas que podem ser implementadas para iniciar essa trajetória de sustentabilidade no escritório:
-
Diminua o uso de copos descartáveis
Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos (ABRELPE), mais de 720 milhões de copos descartáveis são utilizados diariamente, o que equivale a mais de 1500 toneladas de resíduos ocupando aterros ou o próprio meio ambiente. Grande parte desse volume é produzido por empresas. Eliminar o uso de copos descartáveis não só deixará a instituição cada vez mais próximo de se tornar sustentável como diminuirá gastos.
Uma boa alternativa é oferecer a seus colaboradores canecas e copos personalizados.
-
Diminua o uso de papel
O consumo de papel no Brasil por habitante é cerca de 50 kg por ano. Isso é o equivalente a 10 mil folhas de sulfite a A4 empilhadas, o que representa quase uma árvore e meia de eucalipto. Além disso, dados da PwC indicam que cerca de bilhão de cópias são feitas no mundo todos os dias. Imagine só o impacto ambiental.
Uma ferramenta fundamental para a diminuição do uso de papel no escritório, com certeza é a automação de processos. O que era uma ideia futura, já faz parte do presente de muitas empresas. Logo, quem se livra da rotina de pilha de papéis acaba reduzindo os custos e possibilitando maior segurança de armazenamento dos documentos.
A adoção de um sistema de folha de pagamento digital é um exemplo de como fazer isso de forma inteligente.
-
Utilize equipamentos de baixo consumo
Trocar as lâmpadas comuns por lâmpadas de LED pode ser o começo por essa busca por equipamentos de baixo consumo, segundo a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) elas podem gerar uma economia de energia de até 90%. Outra forma de reduzir esse custo é fazendo o aproveitamento de luz natural quando possível e evitando deixar luzes acesas além do necessário.
Além disso, há vários equipamentos tecnológicos que geram menos calor e gastam menos energia enquanto realizam as suas funções. Micro-ondas e computadores são exemplos que devem ser analisados e se necessário, fazer a troca. Procure fazer uma cotação e coloque no papel a economia que voc~e conquistará a longo prazo.
-
Implemente a separação do lixo
Tenha em seu escritório um local separado para e separação do lixo descartável. Essa atitude além de contribuir para o meio ambiente, ajuda a manter a limpeza do local e também incentiva os seus colaboradores a criarem esse hábito, e de repente, começarem a fazer em suas próprias casas.
-
Incentive seus colaboradores para obter a sustentabilidade no escritório
Não são todos os funcionários que têm hábitos mais sustentáveis, até mesmo aqueles que praticam essas atitudes em casa tendem a quebrar esses comportamentos no ambiente empresarial. A melhor forma de incentivar as pessoas é adotando essas medidas como cultura da empresa, dessa forma a adesão dos colaboradores tende a ser muito maior.
Crie campanhas de sustentabilidade, faça palestras que incentivem e exponham de forma concreta a importância da sustentabilidade para a preservação do nosso planeta ou então, coloque pequenos lembretes de nos lugares onde ocorre os “abusos”, como interruptor, banheiro e a impressora.
Sustentabilidade no escritório faz a diferença no mundo
Ao longo desse artigo listamos algumas formas de promover a sustentabilidade no escritório com dicas simples e que fazem uma diferença enorme para o meio ambiente.
Essas são rotinas simples que podem impactar muito a longo prazo. Ações como diminuir o uso de copos plásticos e de papel podem ajudar de forma concreta com a preservação ambiental, além de ser deixar uma imagem positiva da empresa diante de seus colaboradores, clientes e parceiros.