Atualmente, um dos grandes desafios para os empreendedores é a gestão das suas diversas equipes. Principalmente pela questão da interdependência entre os setores, é essencial que todos trabalhem com sinergia, de forma a garantir os melhores resultados. Essa dificuldade aumenta mais quando há pessoas que trabalham remotamente, ou seja, não estão próximas umas das outras no mesmo espaço físico.

Pensando nisso, no post de hoje, reunimos informações relevantes sobre o assunto para ajudar você a entender como integrar equipes da melhor forma. Continue a leitura e saiba mais!

Qual a importância da integração de equipes?

Em qualquer organização, por mais que em um primeiro momento não pareça, todos os setores são interligados. Nesse sentido, digamos, por exemplo, que o setor de logística atrase a entrega de um produto no destino final. Certamente, o setor de marketing terá que lidar com uma crise por ter diversas reclamações relacionadas a isso. Logo, os dois setores possuem, sim, conexões.

Por isso, ambos precisam trabalhar com entrosamento e dedicação, para que um possa relatar ao outro as situações ocorridas e já “preparar o terreno” para eventuais problemas. A questão primordial é que a integração promove uma maior compreensão da importância do trabalho das equipes como um todo.

Contudo, por mais fundamental que seja, quando precisa ocorrer em situações nas quais as equipes estão distantes fisicamente, essa integração, muitas vezes, é dificultada. O contato diário privilegia as relações entre colaboradores, fazendo com que compreendam mais claramente o que o colega realiza e como o trabalho de um impacta o do outro.

No entanto, mesmo que, a princípio, seja mais difícil alcançar esse tipo de entrosamento com equipes que trabalham a distância, é possível, sim, que todos estejam bem integrados e dispostos a colaborar com os parceiros para que as atividades possam ser realizadas da melhor forma possível. Para tanto, basta ter bastante planejamento e organização.

Como integrar equipes que trabalham a distância?

A seguir, veja algumas dicas infalíveis para realizar isso da maneira mais adequada.

Realize reuniões ocasionais

Para integrar as equipes, é relevante que essas pessoas tenham contatos ocasionais. Se for possível, agende reuniões presenciais em algum espaço que disponibilize salas para esse fim.

Caso alguém não possa comparecer presencialmente, faça-o participar por meio de videoconferência. Isso é importantíssimo até mesmo para que os membros se conheçam de fato e possam contribuir uns com os outros de forma mais potencializada.

As reuniões ajudam nos processos de brainstorming, a alinhar questões que precisam ser resolvidas, a compartilhar experiências e até mesmo você, como gestor, a entender as dores e os problemas de cada setor.

Utilize aplicativos de gestão de tarefas

O que não faltam são ferramentas que permitem uma melhor integração de equipes remotas. Essas, que também são bastante úteis para melhorar a produtividade no trabalho, permitem que as equipes possam acompanhar as demandas e as atividades de cada uma.

Entre essas ferramentas estão:

Implemente redes sociais corporativas

As redes sociais corporativas também são boas aliadas para facilitar os processos de integração entre equipes. Por meio desses espaços, pessoas que estiverem impossibilitadas de se encontrar pessoalmente, poderão interagir e dividir demandas comuns.

Por exemplo, o gerente de uma filial de outra cidade poderá conversar com o gerente da matriz de maneira mais prática e eficiente, dentro de um ambiente facilitado e criado para isso. Utilizando gestão estratégica e criatividade é possível criar plataformas interessantes e atraentes, voltadas para as necessidades do seu negócio.

Otimize a comunicação entre os membros das equipes

Os membros devem ter fácil comunicação entre eles. Isso pode ser estimulado, em um contato mais direto, por meio das redes sociais corporativas citadas anteriormente.

Porém, em outros casos, é preciso aliar essa facilitação à produtividade, considerando que, eventualmente, existe a necessidade de compartilhamento de arquivos, documentos e, até mesmo, ideias e sugestões. Para isso, pode-se usar mecanismos como:

Então, agora que você já sabe como integrar equipes de maneira mais eficaz, não perca tempo e comece a utilizar essas estratégias hoje mesmo. E se ainda ficou alguma dúvida ou se você tem outras dicas para compartilhar, deixe seu comentário abaixo!