Afinal, existe o momento certo para começar a empreender?

2 minutos de leitura

A pergunta do título talvez seja a mais comum entre brasileiros que têm o desejo de abrir o próprio negócio. Mesmo pessoas que possuem boas ideias e acreditam na viabilidade do projeto, ficam inseguras em relação ao momento certo de começar a empreender.

Isso faz sentido. Mais do que vontade, é preciso ter critérios para garantir que o começo de uma nova atividade aconteça com segurança. Quer saber quais são eles? Então continue a leitura e confira!

Avalie se você tem o perfil para a sua atividade

Uma das formas de saber se você está pronto para empreender é ter a certeza de que aquela atividade é a ideal para o seu perfil.

O domínio a respeito daquilo que pretende fazer é essencial para o sucesso do seu empreendimento. É preciso então ter prazer em estudar aquele assunto e tudo o que ele envolve , em especial, as oportunidades que apresenta.

É nesse ponto que entra a paixão. Se você tem uma relação emocional positiva com aquilo que faz, certamente terá maiores condições para lidar com as eventualidades do dia a dia, além de se interessar mais pelo tema a ponto de propor soluções e chegar mais longe.

Verifique se você realmente se sente bem ao tratar do tema. Pergunte às pessoas se elas percebem o seu entusiasmo em relação à atividade que pretende exercer.

Garanta o devido conhecimento de mercado

Antes de entender como funcionam mercado, público-alvo e produto ou serviço, você não está preparado para empreender.

Na prática, é em função do mercado que você deve atuar. Observe suas movimentações e peculiaridades. Além disso, esteja sempre de olho no comportamento do consumidor. É o seu público-alvo quem precisa ser devidamente contemplado para que o negócio seja bem-sucedido.

O ideal é saber de que maneira o seu projeto pode ser viável para as pessoas e se há espaço para o que você vende no local em que pretende atuar. Nesse sentido, pesquisas são de grande utilidade. Conte com elas e tenha argumentos para investir.

Tenha um plano para cada fase do negócio

Empreender é algo que, inevitavelmente, exige um conjunto de técnicas por parte de quem atua no projeto. Essas técnicas podem ser adquiridas com o sacrifício do dia a dia, mas também podem ser assimiladas em um momento anterior, quando você sabe quais são as habilidades necessárias para exercer seu trabalho.

Assim, quando você se planeja em função daquilo que será necessário para empreender, habilidades e competências podem ser assimiladas numa fase inicial e você terá maior segurança na sua rotina de trabalho.

Nesse sentido, é preciso planejar, por exemplo, a quantidade necessária de capital de giro em cada fase do empreendimento. Assim você tem como saber se os recursos disponíveis são os suficientes para dar início à sua atividade empresarial e, dessa forma, evitar problemas como empréstimos a juros altos.

De uma maneira geral, é preciso se planejar para os elementos básicos do seu negócio. Isso diz respeito à gestão financeira e de pessoas, marketing e legislação. Tendo isso em mente, você já pode empreender com mais segurança.

Por fim, vale lembrar que não existe uma receita que deve ser seguida por quem pretende empreender. Entretanto, estas dicas costumam estar presentes em empreendimentos de sucesso, portanto, contar com elas pode ser o diferencial que você precisa para começar o seu negócio no momento certo.

Agora que sabe como começar a empreender, assine nossa newsletter e receba outras informações como essas em primeira mão, diretamente em seu e-mail.