Conflitos no ambiente de trabalho: Como lidar com eles?

conflitos no ambiente de trabalho
3 minutos de leitura

Em um mundo utópico, todos em uma equipe de trabalho conviveriam em harmonia. Comemorariam as vitórias uns do outros, vibrariam com o crescimento e conquistas de todos e amariam passar um tempo juntos, mas as coisas nem sempre são assim. Muitas vezes os conflitos no ambiente de trabalho geram não só um desconforto geral entre as pessoas da empresa, como pode ser prejudicial a produtividade de todos.

Por isso, o gestor, como figura de liderança, deve ter algumas cartas na manga e desenvolver certas habilidades. Pensando nisso, este artigo iremos apresentar algumas formas de evitar conflitos entre os colaboradores de uma empresa e resolver os confrontos já existentes.

Lidando com os conflitos no ambiente de trabalho

De acordo com uma pesquisa feita pela Fellipelli Consultoria, os brasileiros gastam em média 1,9 hora por semana na solução de conflitos no ambiente de trabalho, o que equivale a 91,2 horas por ano e 11,4 dias de trabalho.

Algumas formas de lidar com isso são:

Conflitos no trabalho precisam ser investigados a fundo 

Se um problema pequeno não for resolvido na hora certa, pode virar uma bola de neve e se tornar um grande desentendimento. É muito comum que um conflito pequeno tenha por trás alguma causa pouco evidente, ligada a outro fator. Por isso, é muito importante ouvir todas as partes envolvidas, buscando extrair as reais razões do problema.

Faça uma escuta atenta, sem interrupções, advertências ou críticas. Deixe para intervir quando você já tiver uma noção global da questão. Analise a postura de cada colaborador e a maneira com que trata as outras pessoas.

Seja cauteloso: o conflito pode estar localizado internamente, mas também é capaz de ultrapassar os limites da empresa quando o funcionário tem contato com fornecedores ou clientes externos.

Caso não seja o chefe direto do colaborador que você reconheceu como parte do problema, procure conversar com quem exerce essa função. Além disso, para interpretar os fatos de maneira assertiva, é preciso colocar-se no lugar de cada pessoa envolvida no conflito.

Invista em uma boa comunicação

O déficit na comunicação, prejudica o andamento de todos os processos em um negócio. Uma informação transmitida incorretamente ou pela metade pode ocasionar atrasos, dificuldades e desgaste entre os funcionários.

Desenvolver bons recursos para troca de informações é fundamental para uma boa gestão de conflitos no ambiente de trabalho. Invista nas reuniões presenciais e no uso de canais ou aparatos tecnológicos para a transmissão de dados com segurança. Assim, é possível evitar eventuais divergências e resolver problemas recorrentes.

Estimule os feedbacks diretos

Um dos benefícios de feedback é colaborar para que o outro se desenvolva. Podendo ser positivo ou negativo, ele é um retorno sobre alguma postura ou sobre o resultado obtido nas tarefas realizadas, mas é necessário dizer que essa resposta deve ser dada sempre com o objetivo construtivo, visando crescimento de quem vai receber.

Os feedbacks diretos podem ajudar tanto a resolver quanto a evitar conflitos na equipe. A comunicação clara minimiza as lacunas na comunicação, pois o colaborador poderá ter contato com as ideias do colega com muito mais facilidade.

Faça eventos de integração

Muitos conflitos podem acontecer em razão da alta cobrança e da rotina puxada de trabalho. Assim os colaboradores acabam dialogando menos e deixando os problemas e as dificuldades se acumularem. Por isso, é importante dar uma “pausa” e aliviar a tensão.

Eventos de integração são interessantes justamente por isso, faz com que todos conversem, conheçam e entendam melhor uns aos outros.

Esses eventos são sempre ótimas ideias para obter uma homogeneização das equipes. E nem precisa gastar tanto para isso, pois os encontros podem acontecer até mesmo dentro da empresa ou em algum local parceiro da instituição.

Proponha a criação de brainstorm

brainstorm é um conjunto de anotações que começam fragmentadas, mas que aos poucos vão se integrando. Excelente ferramenta para ajudar na busca de alternativas, o brainstorm pode ser utilizado para ajudar na compreensão das questões ao proporcionar uma abertura para novas ideias. Isso permite que os funcionários dialoguem mais entre si. Assim, naturalmente, o conjunto se fortalece e a incidência de conflitos diminui.

Por fim, é importante ter em mente que o gestor deve seguir essas dicas pensando na autonomia de seus colaboradores, agindo sempre como um facilitador da resolução, mas sempre permitindo que as partes resolvam os conflitos entre si.

Quer saber mais sobre como podemos ajudar a sua empresa com serviços de escritório sobre demanda? QUERO CONHECER OS SERVIÇOS!

Quer ser dono de um coworking com todas essas estratégias de satisfação e retenção de clientes? QUERO SER UM FRANQUEADO!