Trabalhar com equipes remotas é uma prática cada vez mais comum dentro das empresas. Isso se explica por muitos fatores como maior flexibilidade, otimização dos custos, recrutamento de profissionais mais qualificados, entre outros.

Porém, traz à tona uma grande preocupação quanto à produtividade desses profissionais que trabalham a distância. Em certos casos, há inclusive uma grande liberdade de horários, fator que exige muita disciplina de todos os envolvidos.

Para ajudar você a saber como medir a produtividade das suas equipes remotas, listamos 5 dicas importantes neste processo. Confira!

Mantenha sempre um canal de comunicação aberto

Esta é a primeira dica por se tratar de algo essencial nesse tipo de relação: uma boa comunicação. Com a internet, conseguimos estar longe e perto ao mesmo tempo, por isso a distância não é mais um empecilho. Sendo assim, é importante manter sempre um canal de comunicação aberto que pode ser um aplicativo, o Skype, o velho e bom e-mail ou até mesmo o telefone.

Faça uso da tecnologia

No tópico anterior foram citados canais tradicionais de comunicação e outros mais modernos, como os aplicativos. Esse último formato representa um avanço da tecnologia e facilita bastante a comunicação remota.

Além disso, é possível utilizar softwares de gestão para medir indicadores de desempenho, o que é uma mão na roda para quem precisa gerenciar dados que vêm de todos os lados. Há também ferramentas que permitem o monitoramento dos trabalhos feitos pela equipe, trazendo informações importantes como a hora em que o login foi feito e o tempo que permaneceu conectado.

Programe reuniões semanais via aplicativo

Os já citados aplicativos são muito úteis para fazer reuniões semanais. Dessa forma, cria-se uma cultura de prestação de contas e troca de experiências. Dar e receber o feedback sobre as ações executadas é fundamental para medir a produtividade e também qualificar a atuação das equipes.

Atualmente, existem diversas opções de aplicativos que permitem que isso seja feito com uma boa qualidade de áudio e vídeo, o que é bem importante para que as reuniões sejam produtivas.

Estabeleça metas

Estabelecer metas e prazos é muito importante no controle da produtividade das equipes remotas. Ao fazer isso, cria-se um alinhamento com o objetivo final e há um controle maior sobre todas as ações, o que facilita muito o gerenciamento.

Essa definição ajuda também na adaptação dos profissionais que fazem parte da equipe, haja vista que muitos ainda estão se ambientando com essa modalidade, então ter metas ajuda bastante nesse sentido.

Transmita as mensagens de forma clara

Complementando a importância de facilitar o trabalho dos profissionais da equipe, é muito importante  transmitir as mensagens da forma mais clara possível. Com isso, velhas frases como “não sabia” ou “não entendi direito” são evitadas. É claro que as dúvidas são naturais, mas quanto menos elas surgirem, melhor será o trabalho, já que, com a distância, pode se levar mais tempo para que elas sejam eliminadas.

A clareza da comunicação também representa organização, item que é essencial quando se trabalha a distância. A falta dela certamente pode comprometer todo o trabalho que está sendo feito.

Seguindo estas dicas fica fácil saber como medir a produtividade e tirar o melhor das suas equipes remotas, sendo a sua empresa a grande beneficiária de tudo isso.

E você? Quais ações acha que são importantes para ter um controle de produtividade? Deixe seu comentário, ele é muito valioso para nós!