Coworking e Hub de inovação: Você sabe a diferença?

coworking e hub de inovação
3 minutos de leitura

Apesar de terem similaridades, coworking e hub de inovação são espaços compartilhados com objetivos distintos.

De acordo com o portal Forbes Brasil até o ano de 2029, escritórios colaborativos como os coworkings se descentralizarão das grandes cidades, rumo ao interior do Brasil. Estima-se que 157 mil profissionais utilizem estes espaços para desenvolverem suas tarefas e que movimentem 20 bilhões de reais em negócios.

Muitas pessoas já perceberam as vantagens proporcionadas por um coworking e hub de inovação. Porém, é necessário descobrir onde melhor se encaixam suas perspectivas corporativas. Nesse artigo vamos mostrar quais são as diferenças entre eles.

Como funciona o Coworking?

Quando falamos de coworking, estamos falando de um espaço de trabalho compartilhado, utilizado principalmente por empresas que buscam flexibilidade de contratos e redução de custos, assim como profissionais que buscam estrutura mais profissional e adequada do que trabalhar em casa.

Nos grandes centros você até encontra pontos de coworking que são gratuitos, mas eles são voltados para emergências, quando você realmente só precisa de internet para trabalhar, mas as empresas e profissionais que precisam do espaço com frequência optam pelo maior conforto e segurança de um Coworking pago. Para muitos, o Coworkings seria o modelo híbrido, unindo vantagens de um escritório convencional e do home office.

Coworkings apresentam toda a estrutura de um escritório, inclusive com pessoal para atendimento na recepção e recebimento de correspondência. Estão presentes as salas individuais ou para reuniões, que são alugadas de acordo com a necessidade da empresa ou do profissional interessado. Uma empresa pode alugar uma sala para o andamento de seus projetos. Um empresário pode escolher o local para marcar suas reuniões com clientes e parceiros. Tudo de acordo com as necessidades dessas pessoas.

O modelo Hub de inovação

O Hub de inovação também é um espaço dedicado ao trabalho, mas diferente do coworking nesse tipo de local são reunidos investidores e empreendedores dispostos a criar novos negócios, de preferência modelos inovadores.

São nesses espaços que surgem muitas das chamadas startups, empresas com base em tecnologia que possuem grande potencial de expansão no mercado. E para que isso aconteça e saia do papel há outros profissionais envolvidos, seja para investir financeiramente ou mesmo para dar mentoria. Podemos citar como exemplo diversos aplicativos que tornam a vida das pessoas mais prática.

Diferença entre Coworking e Hub de inovação

Afinal, qual é a diferença entre esses dois espaços? Como você já deve imaginar, apesar de serem compartilhados, os dois espaços são dedicados a fins diferentes. Se um é aberto a pessoas para o trabalho, o outro é dedicado ao surgimento de novas empresas. Porém é interessante destacar que os dois existem com base em tecnologia, seja presente ou em desenvolvimento, por isso os valores que unem essas espaços são tecnologia, inovação e networking.

Coworking e Hub de inovação, o que é melhor para você?

Bom, você pode acompanhar os nuances que separam os objetivos de cada um desses espaços de trabalho. Sem dúvidas será o modelo do seu negócio que determinará sua escolha.

Mas, ao contrário de um hub de inovação, o coworking não restringe seus residentes por atuação, ou seja, uma startup será bem vinda neste ambiente.

De qualquer forma, coworking e hub de inovação possuem vantagens e se enquadram perfeitamente na tendência de economia colaborativa. E sua iniciativa estará bem acomodada nestes ambientes.

Agora que você já sabe a diferença entre coworking e hub de inovação já pode escolher com tranquilidade o melhor formato para o seu negócio.

Quer saber mais sobre como podemos ajudar a sua empresa com serviços de escritório sobre demanda? QUERO CONHECER OS SERVIÇOS!

Quer ser dono de um coworking com todas essas estratégias de satisfação e retenção de clientes? QUERO SER UM FRANQUEADO!