Você sabe como aumentar a produtividade ao trabalhar sozinho?

2 minutos de leitura

Trabalhar sozinho é o sonho de muitos brasileiros: o home office é prático, tranquilo e pode ser uma forma incrível de concentrar e colocar projetos em prática. No entanto, um dos problemas mais comuns enfrentados é a falta de concentração e procrastinação.

Com a falta de pessoas por perto com quem trabalhar junto, as distrações acabam sendo mais frequentes, dificultando a finalização de tarefas. Pensando nisso, decidimos criar um conteúdo que te mostrará como aumentar a produtividade sozinho.

Quer algumas dicas para otimizar sua rotina de trabalho? Continue lendo esse artigo!

Faça listas e priorize tarefas mais importantes

Organize suas tarefas no dia anterior ou pela manhã, antes de começar a trabalhar. Estruture listas com as prioridades, organizando as mais importantes, as de nível intermediário e as menos urgentes.

Siga essa ordem para conseguir finalizar com antecedência tudo o que for urgente.

E, claro, muito cuidado com um erro básico: muitas pessoas evitam aquelas tarefas “chatas” e acabam postergando a entrega das mesmas. Não as ignore! Enfrente as tarefas menos prazerosas para ficar livre e poder riscá-las da lista.

Existem alguns aplicativos de organização de tarefas e gestão de tempo que são interessantes. Vale a pena buscar algumas alternativas.

Conheça o método Pomodoro

O método Pomodoro ajuda a organizar a rotina de trabalho com uma divisão de tempo que consiste em: definir o tempo gasto em cada tarefa e um pequeno intervalo de descanso entre cada uma delas.

Por mais que, a princípio, esse intervalo de descanso pareça “perda de tempo”, você verá que ele ajuda a clarear a mente e te deixar mais produtivo para trabalhar no seu próximo afazer.

Desligue os aparelhos que podem te distrair

Celular e televisão estão no topo das causas de procrastinação! Durante a realização de uma tarefa, é fundamental que você utilize toda a sua concentração para conseguir finalizá-la de forma mais rápida, com qualidade e com tranquilidade.

Por isso, coloque o celular no modo avião e guarde-o em uma gaveta. Deixe para utilizar o tempo de descanso para conferir as mensagens e interações.

Quanto a atualizar a página de e-mails, deixe para fazê-lo em um momento separado para isso. Ver novos e-mails chegando dificulta a concentração na tarefa atual, reduzindo sua produtividade e atrapalhando suas entregas do dia.

Desenvolva um cronograma e siga o planejamento

Quanto mais planejado for o seu dia, melhor! Aprenda a estipular horários para realizar as mais diversas atividades, tendo o dia cronometrado e organizado.

Divida as tarefas em blocos ao longo do dia, de acordo com a prioridade. Separe horários de almoço, lanche, descanso, checagem de e-mail e muito mais e siga o planejamento.

Após a conclusão de uma tarefa, risque da lista. A sensação de riscar tarefas realizadas ajuda a criar o senso de recompensa, estimulando ainda mais a produtividade.

Ter uma boa rotina de trabalho em casa ou em um coworking não é tarefa difícil. Como vimos, tudo depende de como você se organiza e aprende a otimizar seu tempo descobrir como aumentar a produtividade dentro da sua rotina profissional. Siga nossas dicas e melhore a velocidade e qualidade das suas entregas!

Quer aprender um pouco mais sobre como aumentar a produtividade e conseguir otimizar seu trabalho? Assine nossa newsletter! Prometemos enviar apenas conteúdos relevantes, e nenhum spam!