sonho de empreender é compartilhado por milhões de brasileiros, mas muitos não dão vida a ele por não saberem exatamente como tirar uma ideia do papel. Podemos dizer que sim, há uma grande diferença entre a teoria e a prática. Contudo, tudo isso pode ser resolvido quando se tem o passo a passo correto sobre o que precisa ser feito.

Para auxiliar você nessa missão, listamos 6 dicas infalíveis para quem deseja empreender e não sabe por onde começar. Acompanhe!

1. Conheça bem a sua ideia

Esse primeiro ponto pode até parecer um pouco óbvio, mas infelizmente muitas pessoas não amadurecem a sua ideia e/ou até mesmo não têm conhecimento suficiente sobre ela.

Compreender o que se quer fazer é fundamental para encontrar os melhores meios de como fazer. Ou seja, são pontos interligados, e essa sequência deve ser respeitada.

2. Faça uma pesquisa sobre ideias parecidas

Seguindo a ideia do tópico anterior, para conhecer bem a sua ideia é fundamental fazer boa pesquisa, especialmente sobre ideias parecidas. Dessa maneira, se tem mais embasamento sobre como as pessoas estão colocando as suas ideias em prática. Essa é uma ótima maneira de se motivar!

Lembrando que, ao ver cases de sucesso, a motivação aumenta e essa influência positiva é muito favorável para o processo como um todo.

3. Tenha um planejamento financeiro

Esse é um importante passo para entender como tirar uma ideia do papel. Porém, se for negligenciada, pode até colocar em risco a realização do seu projeto. Após o citado processo de pesquisa, não deixe de construir um planejamento financeiro.

Saber os valores necessários para abrir a empresa ajuda até a se organizar pessoalmente, a fim de cumprir esse objetivo. Afinal, todo negócio parte da criação dessa mentalidade empreendedora.

4.  Realize testes antes de começar

Fazer testes é essencial para quem deseja passar por uma espécie de simulação do mercado. Se você trabalha com produtos alimentícios, pode fazer uma degustação. Se trabalha com serviços, pode atender gratuitamente, ou por um preço simbólico, alguns clientes para obter o feedback deles.

O importante é botar a mão na massa e tirar a ideia do papel, medindo a reação das pessoas e o seu próprio comportamento como empreendedor.

5. Execute as suas ideias aos poucos

Um dos grandes erros de empreendedores iniciantes é querer fazer tudo rápido demais, por imaginar que isso vai acelerar os resultados, sendo que muitas vezes pode gerar o efeito contrário.

Por esse motivo, é importante seguir o cronograma e executar um passo de cada vez, focando na qualidade e observando a sua evolução.

6. Faça os devidos ajustes

Os processos de testes e observação ajudam a fazer os devidos ajustes e, assim, melhorar o que está sendo realizado. Nesse sentido, uma ótima dica é estabelecer parcerias com pessoas mais experientes ou de áreas complementares, para receber uma visão mais clínica sobre o seu negócio e já ir criando um networking.

Os espaços de coworking são bem interessantes para isso, por reunirem diversos profissionais no mesmo lugar e favorecerem essa troca de experiências. Para quem deseja empreender e sentir um pouco do fervor do mercado já de imediato, esses locais também trazem isso à tona.

Seguindo esse passo de como tirar uma ideia do papel,  é possível que você comece a empreender o quanto antes e possa dar vida aos projetos que tanto almeja.

Gostou desse post? Que tal nos seguir nas redes sociais e conferir as coisas bacanas que sempre postamos por lá? Aguardamos você! Facebook – Twitter – Google+ – Linkedin – Instagram