Conheça as vantagens de fazer eventos em espaços de coworking

3 minutos de leitura

Os espaços de coworking estão ganhando o mercado atual, mais focado no trabalho flexível e compartilhamento de ideias das startups e novos empreendimentos. Os benefícios de usar esses ambientes são muitos, desde a troca de experiência com outros empreendedores ao uso compartilhado da infraestrutura de trabalho, como salas para conferência, entre outros.

Pensando nisso, neste post reunimos as principais informações sobre os espaços de coworking e como usá-los para realizar eventos da sua empresa. Confira!

O que são espaços de coworking?

Os espaços de coworking podem ser definidos como ambientes de trabalho compartilhados, ou seja, locais onde diversos empreendedores podem realizar suas atividades. Como o espaço é compartilhado, o custo do seu uso para cada empreendedor é menor, sendo uma ótima oportunidade para quem está começando um negócio.

Esse modelo tem ganhado mais destaque com o crescimento do empreendedorismo e novas formas de trabalho, como freelancers e startups, em que o ambiente empreendedor é muito valorizado. Nele, as pessoas estão interessadas na troca de experiências e conhecimentos que acontece no local, na inovação e criatividade e não só na economia da estrutura.

Normalmente, sua estrutura conta com um espaço com balcões e mesas longas onde os empreendedores podem sentar e usar seus computadores. Também são oferecidas salas privadas para as empresas maiores, salas de conferência compartilhadas e, em alguns casos, auditórios.

Como utilizar o espaço?

O uso do ambiente depende das regras de cada local. Existem espaços gratuitos, onde qualquer empreendedor pode trabalhar. Entretanto, a maioria cobra pelo uso, como forma de manter seu funcionamento.

É possível pagar por mensalidade ou período de uso. Também é possível alugar uma sala dedicada para a empresa e salas de conferências, reuniões e auditórios para a realização de eventos.

Quais as vantagens de fazer eventos nesses espaços?

Infraestrutura

A primeira vantagem em alugar espaços de coworking para a realização de eventos da sua empresa é o acesso aos recursos existentes, tais como mesas, cadeiras, ar-condicionado, projetores e outros equipamentos necessários para executar um evento de qualidade.

Redução de custos

Como toda a infraestrutura já é fornecida pelo local, a empresa não precisa se preocupar com essas despesas. Isso reduz os custos do evento e o tempo gasto em sua organização.

Ambiente empreendedor

Como mencionamos, o modelo de coworking é muito buscado por possibilitar a troca de informações e experiências entre empreendedores. Isso pode ser usado no seu evento, convidando as pessoas que frequentam o local para participar e divulgar essa informação para seu público.

Como realizar um evento em espaços de coworking?

Planejamento do evento

O primeiro passo na elaboração de qualquer evento é seu planejamento. Para isso, defina:

  • objetivo do evento;
  • público-alvo;
  • número de pessoas esperado;
  • programação;
  • infraestrutura necessária.

Com essas informações em mãos, crie um cronograma de execução. Dessa forma, todas as atividades possuem prazos e seu evento acontecerá sem erros.

Levantamento de opções de coworking disponíveis

Com as informações de infraestrutura e número de pessoas previsto, você deve buscar espaços de coworking que atendam às suas necessidades. Liste pelo menos 3 opções a fim de fazer uma avaliação mais detalhada por meio de uma visita. Compare valores e benefícios antes de escolher.

Preparativos

Não se esqueça de conferir os preparativos para seu evento, como as exigências de palestrantes, buffet para os participantes, entrega de brindes e outras comodidades necessárias.

Divulgação

Por fim, tenha um plano de divulgação para seu evento. Use os canais que seu público-alvo utiliza diariamente, a fim de ter maior retorno sobre os investimentos realizados.

Além disso, não se esqueça de informar ou até mesmo convidar as pessoas que trabalham diariamente no espaço de coworking, a fim de não receber reclamações e aumentar seu público.

Gostou dessas dicas de como fazer eventos em espaços de coworking? Então assine nossa newsletter para receber mais conteúdos como esse no seu e-mail!