Otimização de tempo: Dicas de como gerenciar melhor o seu tempo

Otimização de Tempo
3 minutos de leitura

“Não tenho tempo”. Essa é uma expressão que ouvimos cada vez com mais frequência entre as pessoas demonstram estar cada vez mais estressadas e esgotadas. Para isso é necessário fazer uma boa otimização de tempo conseguir completar todas as suas tarefas sem tanto desgaste.

Uma gestão consciente e inteligente de tempo, faz com que tanto a sua vida pessoal quanto a profissional melhorem. Suas atribuições serão menos estressantes e assim você poderá concluí-las dentro do prazo, mesmo que seu tempo seja apertado e você sofra com altas pressões.

Nesse artigo separamos algumas dicas para que você consiga uma melhor otimizar seu tempo.

7 Dicas de como fazer uma otimização de tempo eficaz

Divida seu tempo em blocos para melhor otimização de tempo

Uma das recomendações que pode gerar uma mudança na gestão de tempo é dividir a jornada de trabalho em blocos, pode ser por temática, por dificuldade ou por prioridade. Se por exemplo, contamos com tarefas complexas, o ideal é dividi-las em tarefas menores, tornando a otimização de tempo possível.

Faça metas diárias

Outra forma de otimizar seu tempo é fazer metas. Além de dividir seu tempo em blocos, recorrer a essa estratégia é uma boa opção para poder realizar corretamente trabalhos curtos. Temos que marcar objetivos ambiciosos, porém realistas e alcançáveis para ser capazes de nos motivar e estimular.

Seja realista com os prazos

Não é bom planejar além das nossas possibilidades. Por isso, estruture bem o seu trabalho e deixe sempre uma margem para aqueles imprevistos que podem surgir.

Evite simultaneidades de tarefas

Já está comprovado que a produtividade é muito maior quando nos concentramos em uma única tarefa. Um artigo publicado pelo Harvard Business Review afirmou que ser multitarefa resulta em 40% de queda na produtividade bem como aumento de 10% no nível de estresse. Desse modo conseguiremos uma otimização muito maior de tempo. Por isso, não tenha pressa e faça cada coisa em seu tempo.

Delegue funções

Em ocasiões em que você se vê sobrecarregado pelas circunstancias, como por exemplo, quando se tem muito mais tarefas do que esperava, é importante não entrar em um circulo de estresse e delegar algumas de suas tarefas a outra pessoa para que todas possam ser realizadas corretamente. Temos que aprender a delegar responsabilidades.

Organize seu tempo de descanso

O descanso é essencial para a otimização e gestão de seu tempo. Para aproveitar ao máximo nosso tempo, não é necessário trabalhar por horas e horas, mas sim ter o máximo de produtividade durante o tempo dedicado ao trabalho. As pausas nos permitem recuperar energia, nos desconectar de tarefas desagradáveis e nos recarregar de otimismo.

Saiba identificar ladrões de tempo

Os ladrões de tempo são agentes que interrompem a nossa produção e nos impedem de manter a  concentração para um fluxo de trabalho contínuo. Por isso, fique atento ao tempo que você passa se dedicando as redes sociais, aos bate papos com os amigos e navegando na internet durante o tempo que você deveria se dedicar ao trabalho.

Como um coworking pode te ajudar na otimização de tempo?

Os espaços coworking são pensados exatamente para que as pessoas tenham o maior aproveitamento de tempo. Desde a localização das mesas até a área do café, tudo é pensado para que você possa se concentrar em seus objetivos do dia/ semana e concluir suas metas. Por isso, trabalhar alguns dias em um coworking é a melhor ferramenta de otimização de  tempo para aqueles que são facilmente distraídos por ladrões de tempo.

Já te contamos como fazer uma melhor otimização de seu tempo, agora é com você!

Quer saber mais sobre como podemos ajudar a sua empresa com serviços de escritório sobre demanda? QUERO CONHECER OS SERVIÇOS!

Quer ser dono de um coworking com todas essas estratégias de satisfação e retenção de clientes? QUERO SER UM FRANQUEADO!