Perfis de empreendedores: Em qual deles você se encaixa?

Perfis de Empreendedores
3 minutos de leitura

Ter vontade de empreender é um aspecto muito comum do brasileiro. Esse desejo pode nascer por necessidade ou oportunidade. Independente de qual for o caso, você sabe quais são os perfis de empreendedores? É possível desenvolver um perfil assim?

Para responder essas questões preparamos esse post com os perfis de empreendedores. Leia e confira se você se encaixa em algum deles.

Quais os perfis de empreendedores? 

Empreendedor Executor

Esse perfil empreendedor é associado não somente aquele que gerencia o negócio, mas também aquele que coloca a mão na massa na execução das ações da empresa. Você pode ser um fotógrafo, um engenheiro projetista ou um médico.

É clássico para os perfis de empreendedores por necessidade, que são aqueles que abrem uma empresa por falta de ocupação formal. Normalmente este tipo de abertura é ligada a alguma habilidade pré-existente do profissional, como saber cozinhar, por exemplo. É um tipo bastante comum de empreendedor, pode-se dizer, até porque é mais fácil montar uma empresa naquilo que você sabe como se faz.

Conhecer todo o processo do trabalho a ser desenvolvido ajuda muito na hora de planejar corretamente o negócio, e o empreendedor executor é essa pessoa. Ele domina uma parte técnica do trabalho, e consegue assim definir dentro das perspectivas da empresa como será feito o atendimento e as entregas aos clientes.

Embora a vantagem seja conhecer como deve ser feito o trabalho, esta também pode ser uma desvantagem se você não souber a hora de delegar as ações aos outros profissionais envolvidos: o executor tem mais dificuldade de deixar o dia a dia das tarefas para trabalhar com a gestão do negócio em si.

Neste caso, o ideal é aprimorar-se no sentido de saber a hora de ser gestor também ou encontrar um parceiro de negócios que se encaixe neste perfil, para completar todas as necessidades do negócio.

Empreendedor Gestor

Esse é o perfil do empreendedor que gosta de ter uma visão macro do negócio, planeja os próximos passos com base nos dados coletados, quer estar próximo de todos os funcionários para mantê-los animados e engajados com o trabalho. Será certamente o primeiro a pensar em montar um bom plano de negócios antes de dar o start na empresa.

Diferentemente do perfil executor – que vai continuar se identificando como médico, padeiro ou técnico de informática quando se torna empreendedor -, o gestor assume naturalmente a designação de empresário.

Esse tipo de empreendedor é capaz de controlar com clareza os números da empresa, e a gestão financeira será mais acertada e clara com ele. A dificuldade é justamente deixar de lado o modo empresário e partir para a linha de frente do negócio, executando ações ligadas ao dia a dia.

Comumente, em uma empresa onde o principal componente é um empreendedor gestor, todo o serviço ou produto entregue pelo negócio está nas mãos dos técnicos contratados. Talvez, justamente por isso, seja interessante ter alguém da área de atuação como sócio mesmo, para garantir a boa execução do trabalho.

Empreendedor Criativo

Este é aquele tipo que vê ideias de negócio em todo o lado: nas atividades que executa no dia-a-dia, mas também em outros espaços e áreas de atuação que nem conhece muito bem. Podemos dizer que os empreendedores que trabalham com inovação são os que se encaixam nesse perfil, porque a ideia básica é trazer uma maneira diferente de fazer as coisas, com muita criatividade.

Quem é um empreendedor criativo normalmente não está muito apegado ao negócio: ele é interessante enquanto é um laboratório, ou se seguir sempre inovando, mas deixa de trazer o brilho nos olhos quando transforma-se em uma empresa tradicional e de processos repetitivos.

As dificuldades deste perfil moram justamente na instabilidade: a criatividade muitas vezes abre espaço para não ser tão pé no chão quanto se deveria em se tratando de negócios. A dica aqui é encontrar uma parceria que dê o suporte para o criativo seguir inovando, e mantenha o negócio andando corretamente, com gestão e execução em dia.

Como o coworking pode ajudar os perfis de empreendedores

Com essas descrições podemos ver que não há como empreender sendo um único perfil de empreendedor, é necessário sempre ter uma habilidade a mais, que saia da sua zona de conforto para manter de pé um negócio. O bom empreendedores é aquele que acumula vários perfis de empreendedores em um só ou que consegue enxergar isso em outras pessoas para que possam agregar ao empreendimento.

Para que seu negócio possa decolar, é interessante estar alocado em um espaço que incentive a troca com profissionais de diferentes áreas e um espaço coworking é ideal para aqueles que estão começando. Além de toda estrutura que o Coworking Town oferece para a sua empresa, aqui também acreditamos nas pessoas, na inteligente, na mentalidade vencedora e no sonho grande.

Quer saber mais sobre como podemos ajudar a sua empresa com serviços de escritório sobre demanda? QUERO CONHECER OS SERVIÇOS!

Quer ser dono de um coworking com todas essas estratégias de satisfação e retenção de clientes? QUERO SER UM FRANQUEADO!