Saúde no trabalho: Dicas para ajudar quem trabalha em escritório

saúde no trabalho
3 minutos de leitura

Por mais que você goste do seu trabalho, ficar oito horas por dia e cinco dias por semana sentado, não faz bem para o seu corpo. É muito importante se preocupar com sua saúde no trabalho, afinal os perigos para a integridade física e mental dos funcionários são duas características de ambientes de trabalho insalubres.

Neste artigo iremos te dar dicas de como melhorar sua qualidade de vida no trabalho

Então, como melhorar a saúde no trabalho?

1. Para melhorar sua saúde no trabalho sente corretamente e apoie os pés  

Sentar corretamente no escritório é mais importante do que você pensa. Os efeitos na saúde do trabalho sentado são a dificuldade na circulação de sangue nas pernas e a possível aparição de varizes. Além disso há a fadiga dos músculos e dor na região lombar e costas. Por isso, no trabalho sentado deve manter a coluna o mais reta possível e sentar-se perto da mesa com as costas apoiadas na cadeira, além disso você deve se certificar de manter   os joelhos dobrados e os pés no chão

Para uma melhor postura é recomendável a utilização de cadeiras com cinco rodas e encosto regulável.

Para favorecer o relaxamento dos músculos e o descanso dos ombros, podem ser usadas cadeiras com apoio para o braço e também um apoio para manter os pés elevados e dessa forma favorecer a circulação sanguínea. Revise sua postura a cada certo tempo e mantenha sua saúde no trabalho.

2. Levante um pouco da cadeira

Com o dia a dia sempre tão corrido, ficamos tão concentrados em nossas tarefas que não nos damos conta que em todo tempo de trabalho ficamos sentados, que é bastante prejudicial. Por isso, faça algumas pausas para levantar da cadeira.

Na pausa para o café, levante e tome ele em pé. Ao perceber que está a algumas horas sentado, levante e dê uma volta pelo escritório.

3. Cultive hábitos saudáveis

Muitas vezes o dia agitado nos obriga a fazer tudo na correria e acabamos não tendo tempo de fazer uma refeição mais completa e saudável. Por isso, tire um tempo no final de semana para organizar suas refeições para o decorrer da semana e se for almoçar em restaurantes busque sempre opções mais saudáveis e evite fazer lanches rápidos.

Além disso, sempre que possível use as escadas, ao invés do elevador, tanto no trabalho, quanto em casa. Cultive esses hábitos e tenha uma vida mais saudável, lembre-se que essas pequenas atitudes diárias podem fazer uma grande diferença para você a médio e longo prazo.

4. Controle os nervos

Muitas situações do nosso dia podem nos estressar, mas o ideal é controlar os nervos e manter a cabeça fria. Muitas coisas pequenas ou situações que podem ser facilmente contornadas trazem um estresse muito grande para a equipe, por isso, concentre-se sempre na solução e não no problema.

Evite entrar em conflitos desnecessários com clientes ou colegas. Faça de tudo para manter o controle mesmo em situações conflitantes.

Tenha sempre respeito com todos. Seja receptivo e saiba ouvir mesmo as opiniões que vão contra o que acredita ser melhor. Sempre ouça tudo o que a pessoa tem a dizer antes de falar.

Esses hábitos com relação à outras pessoas retornam para você.

O estresse quando contínuo e em altos níveis pode trazer a deterioração tanto mental quanto física.

5. Durma bem

Tenha como prioridade o tempo de sono. Dormir bem a noite é essencial para qualquer pessoa.

Para especialistas, o ideal é que o sono dure pelo menos 7 horas e meia. Grande parte das situações que trazem problemas ao nosso dia estão ligados à má qualidade do sono, então fique atento à isso e busque ter uma boa noite de sono para acordar mais disposto no dia seguinte.

Essas dicas são só algumas práticas que você  pode estar adotando para melhorar a sua saúde no trabalho, mas é sempre importante reforçar que em alguns casos é necessário procurar a ajuda de um médico especializado e que incluir a prática de atividades físicas em sua rotina é essencial.

Quer saber mais sobre como podemos ajudar a sua empresa com serviços de escritório sobre demanda? QUERO CONHECER OS SERVIÇOS!

Quer ser dono de um coworking com todas essas estratégias de satisfação e retenção de clientes? QUERO SER UM FRANQUEADO!