Solidão no Home Office: O lado sombrio do trabalho de casa
Depois de mais de um ano trabalhando em casa, muitas empresas notaram um certo êxito no trabalho de casa e estão prolongando a volta para o escritório ou até mesmo já descartaram essa possibilidade principalmente devido a solidão no home office.
Mas nem só de vantagens vive o home office, segundo o estudo “2020 State of Remote Work” as principais queixas apontadas são a solidão, junto com a falta de colaboração e a dificuldade na comunicação. Por mais que o trabalho em casa traga uma certa autonomia e um ganho extra de tempo ele deixa os funcionários solitário e sem conseguir distanciar os problemas do trabalho dos problemas de casa, o que pode colocar a saúde mental em risco.
Por tanto, reunimos algumas dicas de como empresas e funcionários podem conseguir combater essa solidão:
Tire o pijama
Sabemos o quanto é tentador acordar, tomar café da manhã e já se sentar para trabalhar, mas mesmo que não tenha nenhuma saída programada evite isso. Levante, tome um banho, troque de roupa e só depois comece a trabalhar, assim seu corpo também vai conseguir entender que é hora de despertar e iniciar o dia mais produtivo.
Deixe a solidão no home office e saia de casa
Parece meio óbvio, mas muitas vezes ficamos tanto tempo imersos no trabalho e nos problemas de casa que esquecemos de sair. Já que sair de casa para o trabalho não é mais uma opção, procure manter atividades extras como ir a academia, ao mercado, fazer atividades ao ar livre.
Trabalhe em um coworking
Trabalho remoto e home office, não são significam o mesmo: home office é trabalhar especificamente em casa, enquanto o trabalho remoto é qualquer serviço feito a distância. Muitas pessoas apontam o trabalho remoto, principalmente em escritórios compartilhados, como uma ótima alternativa à solidão causada pelo home office. Trabalhar alguns dias do mês ou da semana em espaços diferentes, como coworkings, pode ser uma solução resolutiva para esse problema.
Trabalhe a comunicação entre a equipe
Mesmo que haja uma distância física a equipe continua trabalhando junta e com um mesmo objetivo. Por isso, é fundamental alinhar como será a comunicação da equipe, tanto para assuntos técnicos, quanto para compartilhar problemas e dificuldades.
Participe de encontros sociais para fugir da solidão no home office
Por mais que algumas pessoas sintam mais necessidade e outras menos, o contato social é necessário para o ser humano. Priorize em sua rotina momentos para manter seus relacionamentos sociais, de forma presencial ou online, o importante é estar falando e fazendo atividades que não sejam ligadas ao trabalho no seu tempo livre, mesmo que essa socialização seja com amigos do trabalho, em momentos como esses evitem falar sobre ele e aproveitem suas companhias.
Procure ajuda profissional
Por último, mas longe de ser o menos importante, muita atenção para não tentar amenizar a solidão com estratégias que afetem sua saúde, como comportamentos compulsivos e abuso de substâncias (inclusive álcool). Se você já tomou consciência disso e um sinal de alerta já ascendeu por aí, procure ajuda de um profissional. O sentimento de solidão do home office pode ser só um estopim de algo muito mais grave como depressão, doença que assola mais de 300 milhões de pessoas no mundo, e que antes poderia estar sendo maquiada por uma rotina agitada de trabalho.
Infelizmente o home office afastou um pouco as pessoas, mas é muito importante que as organizações conversem com seus funcionários e tenha com eles um canal aberto falar sobre as dificuldades que possam estar enfrentando. A falta do olho no olho que o trabalho presencial nos proporciona, faz com que não enxerguemos que alguém está infeliz e talvez precise que mais atenção e ajuda.
Afinal, uma empresa só consegue ter um crescimento constante e duradouro nesse modelo de trabalho se conseguir proporcionar qualidade de vida aos seus funcionários e talvez o home office seja financeiramente atrativo para a instituição, mas não é funcional para seus colaboradores e esse seja o momento de rever decisões e estipular prioridades.