6 mitos sobre franquias para você não errar na escolha

mitos sobre franquia
5 minutos de leitura

Muitas pessoas, ao procurarem por uma franquia se deparam com alguns mitos que são comuns, mas que podem trazer dores de cabeça no futuro. Muitos destes mitos sobre franquias são ideias pré concebidas e difundidas por aqueles que não conhecem a fundo o mercado, portanto pesquisar bem sobre o que é uma franquia- e como funciona esse modelo, além de ter conhecimento dos direitos e deveres do franqueador e franqueado é a melhor maneira de evitar problemas e frustrações.

Os 6 mitos sobre franquias

Mitos sobre franquias 1: Investir em uma franquia é retorno garantido

Se você algum dia ouvir algum franqueador falar de “retorno garantido” desconfie!

Uma franquia, como qualquer outro tipo de negócio, tem seus riscos. Obviamente a probabilidade de sucesso de uma franquia é muito maior do que uma empresa independente. A franquia é um modelo de negócios que já foi validado, que já está em operação e que conta com um valioso know how. O suporte de um bom franqueador e a troca de experiências dentro de uma rede de franqueados aumentam a chance de sucesso, porque diminuem erros no dia a dia da operação.

De acordo com o SEBRAE, a taxa de mortalidade de uma unidade franqueadora em 10 anos é de 15% enquanto para uma unidade independente é de 75%. Ou seja, a possibilidade de você ter sucesso sendo um franqueado é 5x maior do que se você resolver criar uma empresa de forma independente.

Mas atenção! Não existe sucesso em negócios sem dedicação e trabalho duro. A dedicação e participação ativa do franqueado faz toda diferença e sem dúvidas aumenta bastante as chances de sucesso. Este é o mito sobre franquias mais comum e talvez o mais perigoso também pois cria uma expectativa totalmente fora da realidade do mercado.

2: Uma franquia dá menos dor de cabeça do que um negócio independente

O investidor que acredita que vai abrir uma franquia e terá menos trabalho está iludido. É óbvio que ao abrir uma franquia, o empreendedor pula algumas etapas porque recebe da rede franqueadora todo o conhecimento adquirido por ela através de manuais e treinamentos, mas não pense que não haverá problemas e desafios!

Cada operação tem suas particularidades e você precisará lidar com todos os aspectos do negócio como funcionários, atendimento ao cliente, qualidade do serviço e do produto, satisfação dos clientes, acompanhamento e gerenciamento da empresa e isso tudo exige muito esforço e dedicação. Não é tarefa simples e com certeza ter um negócio próprio sem dor de cabeça é mais dos mitos sobre franquias.

3: O sucesso do negócio é responsabilidade do franqueador

Um sistema de franquias é uma relação de parceria entre franqueado e franqueador, onde ambos possuem obrigações e responsabilidades. A rede franqueadora é responsável por transferir o conhecimento para o franqueado que por sua vez é responsável pela operação do negócio. Cabe ao franqueado executar as instruções passadas pela rede franqueadora e é um grande equívoco pensar que se o resultado de uma unidade não vai bem isso é culpa da rede franqueadora. Esse é um dos mitos sobre franquias que precisa ser conhecido profundamente!

Existem vários fatores que influenciam no sucesso de uma franquia e é possível que um novo franqueado enfrente alguns desafios no primeiro ano de operação. Se os resultados não saírem exatamente como esperado ele deve contar com o apoio do franqueador para orientá-lo e corrigir alguma coisa que eventualmente esteja errada.

4: É melhor escolher uma franquia de uma marca bem conhecida para não correr risco

Esse é um mito sobre franquias muito comum entre aqueles que estão começando a pesquisar sobre franquias e estão pensando em investir nesse modelo. Embora uma marca grande seja um ponto importante na aquisição de clientes, ela sozinha não garante o sucesso da unidade. Muitas vezes as marcas conhecidas possuem fortes concorrentes igualmente conhecidos e em alguns casos um mercado já saturado!

O resultado disso é que o franqueado tem um desafio enorme pela frente com metas bem agressivas e precisa se dedicar muito para fazer com que a unidade seja um sucesso. Além disso, as maiores marcas costumam ter um processo seletivo de franqueados bem rigoroso e exigem um perfil mais sênior com experiência prévia de mercado.

Portanto você deve ter alguns cuidados ao escolher uma franquia como por exemplo observar além da marca, o potencial de ganho de mercado, os concorrentes diretos e indiretos, o modelo de negócio, a história da franqueadora, os valores de investimento necessário, faturamento e retorno. Mas principalmente busque uma franquia que você tenha afinidade com o tipo de negócio.

Uma dica de ouro é: vire cliente da marca que você tem interesse! Isso te ajuda a ver se o que eles prometem ao cliente é realmente entregue e vai te ajudar a escolher a franquia ideal.

5: Comprar uma franquia nova que está “bombando” é uma boa oportunidade

Comprar uma franquia em razão da sua alta taxa de crescimento pode ser um “tiro na água”! Escolher um negócio porque a rede está abrindo muitas unidades é como escolher uma cor de roupa que está na moda hoje para se usar pelos próximos anos.

A princípio pode parecer uma opção segura, afinal há tanta gente investindo naquela franquia que ela deve ser um negócio espetacular! Mas lembre-se que, assim como na moda, outras tendências virão e aquela super novidade que virou febre provavelmente vai ficar ultrapassada. Quem se lembra da febre de franquias de iogurte frozen que explodiu em 2010 e praticamente sumiu pouco tempo depois?

Ao olhar para uma franquia, pense em como será viver com esse tipo de negócio todo dia pelos próximos 5 ou 10 anos.

Mitos sobre franquias 6: Franquias são engessadas

É fato que redes de franquias possuem manuais, procedimentos e instruções que dão certo e que precisam ser seguidos, mas isso não significa que o franqueado não possa contribuir com ideias para aprimorar o negócio.

Se um franqueado tiver uma ideia inovadora que seja interessante para a marca como um novo produto que pode ser oferecido ou um novo canal de vendas, vale muito a pena procurar o franqueador e apresentar a sugestão, em muitos casos eles estão abertos a isso e dão muito valor às contribuições da rede. Redes de franquia precisam sempre se manter atualizadas e à frente da concorrência e ninguém melhor para perceber as mudanças necessárias do que quem está no dia a dia da operação, não é mesmo?

Acertando a escolha após conhecer os mitos sobre franquia

Agora que eu já te contei algumas verdades e esclareci alguns dos principais mitos sobre franquias você está bem mais próximo de encontrar uma franquia adequada para o seu perfil e que seja ideal para você. Neste artigo que eu escrevi, você vai encontrar dicas para te ajudar a não errar na escolha da franquia.

Boa leitura 😊

Quer saber mais sobre como podemos ajudar a sua empresa com serviços de escritório sobre demanda? QUERO CONHECER OS SERVIÇOS!

Quer ser dono de um coworking com todas essas estratégias de satisfação e retenção de clientes? QUERO SER UM FRANQUEADO!