Conheça 5 dicas para melhorar o trabalho num espaço de coworking

3 minutos de leitura

Um espaço de coworking está se tornando uma alternativa para profissionais autônomos ou empreendedores que iniciaram a operação do negócio há pouco tempo. Obviamente, o uso de um escritório compartilhado significa ter um mix de informações diferentes e uma gama inimaginável de networking.

A troca de ideias, informações e experiências é vista com bons olhos por muitas pessoas. Entretanto, aquelas que se distraem facilmente enxergam esses aspectos como um grande empecilho da produtividade.

Mas, não devemos ver essas situações como pontos para desistir de frequentar esses espaços. Existem medidas simples e eficazes para solucioná-los e transformar o ambiente, deixando-o produtivo e funcional.

Interessou-se? Então, continue a leitura deste artigo e conheça 5 dicas para melhorar o trabalho num espaço de coworking.

1. Use alguns acessórios

O uso de alguns acessórios pode ser fundamental para que você consiga se concentrar em suas tarefas sem se preocupar com o que os demais coworkers estão fazendo.

Uma alternativa interessante em locais muito movimentado e barulhento (o que é normal, pois as pessoas conversam constantemente entre si, pelo telefone, em conference calls, etc.) é a utilização de fones de ouvido. Eles são amplamente utilizados para aumentar a concentração, pois conseguem abafar o ruído externo. Vale a pena fazer o teste!

Além da utilização dos fones de ouvido, procure deixar seu celular de lado. As redes sociais são um atrativo e tanto para tirar nossa atenção.

Contudo, realizar pequenas pausas durante o trabalho, será de grande valia para aumentar a sua capacidade de concentração. Durante as pausas, verifique o seu celular e as redes sociais.

2. Organize-se

Mesmo que um espaço de coworking seja conhecido por sua irreverência e por caracterizar ambientes descontraídos e diferentes de um escritório convencional, a organização é um conceito que deve permanecer.

Analise a sua mesa. Todos os equipamentos dispostos são úteis? Papéis, canetas, blocos de anotações e outros itens são utilizados? Você realiza faxinas periódicas?

Avalie estes pontos, reorganize o seu espaço de trabalho, descarte tudo que é desnecessário e veja como a sua mente trabalha melhor em um ambiente organizado. Outra prática que deve se tornar recorrente é a limpeza. Verifique o estado da tela do seu computador, do mouse e do teclado. Limpá-los de vez em quando é necessário.

3. Planeje o seu dia

O planejamento é uma das práticas mais valiosas que um profissional pode ter, seja em um espaço de coworking, em trabalhos home office ou em escritórios convencionais.

Planejar a execução das atividades será extremamente útil para o gerenciamento do seu tempo e, principalmente, para o controle da produtividade. Para isso, use a tecnologia a seu favor. Já existem aplicativos, extensões para navegadores e, até mesmo, funcionalidades disponíveis em serviços de e-mail que podem auxiliá-lo a planejar o seu dia.

Essa é uma das principais maneiras de definir as tarefas prioritárias. Escolha a ferramenta que mais se adéqua ao seu perfil e comece já! Não deixe para depois.

4. Propicie a ergonomia

A ergonomia é a utilização de posturas corretas na relação homem-máquina, no sentido físico. Então preocupe-se com a altura de sua cadeira, da mesa, a posição de seus braços, entre outras coisas.

A produtividade será diretamente afetada, além de evitar problemas futuros, como LER (Lesão por Esforço Repetitivo), dores nas articulações e ossos.

Portanto, antes de escolher o seu espaço de coworking avalie, criteriosamente, à disposição e a qualidade do mobiliário, garantindo que ele possa ser ajustado de acordo com as suas características.

5. Dê o seu toque pessoal

O seu toque pessoal pode ser um grande diferencial em um espaço de coworking. Por mais que algumas pessoas considerem itens decorativos como uma fonte de distração, alguns deles podem ser utilizados.

Um porta retrato lembrando de sua família ou do seu hobby pode ser fundamental para levantar o seu astral e aumentar a sua produtividade. A combinação de elementos profissionais e pessoais é uma excelente alternativa para mostrar a todos que um dos seus objetivos é aliar a vida pessoal à vida profissional.

E aí, gostou do nosso artigo? O que achou das dicas para melhorar o trabalho num espaço de coworking? Deseja estar por dentro de outros assuntos como este? Então, assine nossa newsletter e passe a recebê-los em primeira mão.