Coworking é o novo normal dos espaços de trabalho

coworking é o novo normal
4 minutos de leitura

A maior parte da nossa vida cultural e econômica está centrada em narrativas. Por exemplo: religião, economia, esportes, família, casa e muito mais. Isso nos ajuda a colaborar e construir sociedades mais resilientes. Trabalho e o local de trabalho é uma daquelas grandes narrativas do nosso tempo. Costumávamos ir para o mesmo escritório, cinco dias por semana de 9:00 as 17:00 e isso tem mudado gradualmente nas últimas duas décadas. A pandemia de COVID-19 finalmente levou essa transformação ao ponto de inflexão fazendo surgir o coworking como o novo normal.

O reinado do escritório tradicional acabou e o coworking veio para ficar. Ele veio para ficar antes da pandemia do Coronavírus, mas o início da pandemia solidificou a posição do coworking como uma solução de espaço de trabalho preferida.

Evolução do coworking

Origem dessa forma de trabalho

Nos primeiros dias do coworking, muitos argumentavam que não passava de um movimento e tendência que acabaria por desaparecer.

Doze anos depois, o que começou como um movimento tornou-se uma indústria completa que interrompeu totalmente a maneira como as pessoas alugam e usam o espaço de escritório. À medida que a demanda por espaços de coworking aumentou e a indústria evoluiu, a terminologia também aumentou. Hoje, muitas pessoas usam o termo coworking, espaço de trabalho flexível e espaço de trabalho como serviço para se referir à mesma coisa.

Uma coisa é clara, independentemente do termo que você decidir usar, ambientes de trabalho flexíveis vieram para ficar.

A pandemia

A pandemia de COVID-19 foi um momento de cisne negro para essa nova maneira de trabalhar. Uma mudança que de outra forma levaria mais de uma década. Um modelo de trabalho híbrido que antes era usado apenas por um nicho da força de trabalho e em crescimento lento, estava agora sendo adotado por milhões de pessoas em todo o mundo.

Doze meses após o surto, a ideia de ir trabalhar que significa ir ao mesmo escritório todos os dias começa a soar ridícula. Uma abordagem mais híbrida em relação ao local de trabalho é o que a maioria das organizações adota e implementa atualmente em suas estratégias no local de trabalho. A partir de agora, o funcionário corporativo médio poderá ficar em casa alguns dias por semana ou apenas ir ao escritório por um motivo específico.

A pandemia mudou em alguns meses o que de outra forma levaria anos para se materializar.

Da tendência ao mainstream

Adaptação ao novo normal

Embora muitos pensassem que era uma moda passageira quando apareceu pela primeira vez, provou ser tudo menos isso. E a pandemia também provou que esses espaços podem até ser melhores do que os tradicionais.

O fato de ser versátil e flexível aumenta seu apelo no mundo do Covid e (espero) pós-Covid.

Atualmente, poucas empresas querem alugar espaço para escritórios a longo prazo, já que pode ser bastante caro agora, quando o retorno aos escritórios nem sequer é garantido. É por isso que os espaços de trabalho compartilhados apareceram como o substituto lógico.

Aumento da procura por coworking

O Oxford English Dictionary define normal como: “o estado ou condição usual, típico ou esperado”. O coworking então poderia ser classificado como uma “nova normalidade” para os requisitos do local de trabalho. E achamos que esse é o ponto.

Os espaços de coworking se tornaram o local de trabalho esperado e preferido da força de trabalho de hoje. Isso agora é mais verdadeiro do que nunca, especialmente à medida que mais empresas mudam para opções permanentes de trabalho remoto após a pandemia do coronavírus. As empresas que adotam modelos de trabalho híbrido estão incorporando soluções flexíveis de espaço de trabalho em suas estratégias imobiliárias, a fim de atender às necessidades de trabalhadores remotos em diferentes cidades e países.

Não é apenas o aumento da adoção das empresas que aponta para o coworking ser o novo e preferido normal, é também o aumento do interesse que a indústria de coworking está experimentando de proprietários, desenvolvedores imobiliários e investidores.

Convergência dos modelos de trabalho

Empresas como Facebook, Spotify e muitas outras mudaram para um modelo de trabalho remoto ou híbrido este ano. Eles não só precisam repensar a maneira como operam sua sede, mas também dependerão fortemente de provedores de espaço de trabalho flexíveis para hospedar seus funcionários remotos ou híbridos.

Fornecer espaço de escritório aos funcionários deixa de ser uma função primária da organização. E como um serviço secundário, pode muito bem ser tratado por provedores externos.

O coworking tem futuro brilhante

Coworking fora dos grandes centros

A indústria de coworking tem sido duramente atingida pela pandemia. Mas dias melhores estão por vir. Apesar de uma desaceleração no crescimento, pesquisas do ano passado mostram que a indústria de coworking sairá viva e forte após a pandemia da COVID-19.

Especificamente, relatos descobriram que os espaços de coworking suburbanos ganham mais em um mundo pós-pandêmico. À medida que o trabalho remoto é adotado, muitos estão optando por deixar as grandes cidades em favor de áreas mais suburbanas (e acessíveis).

O novo normal

Um novo mundo requer novas soluções, certo? E parece que o coworking pode realmente se encaixar perfeitamente às necessidades da nova era.

Quase parece que estamos entrando na era de ouro do coworking. Os princípios operacionais desses locais de trabalho comunitários originalmente independentes para freelancers, empreendedores e start-ups são agora o novo padrão para todos. Todos nós nos tornamos colegas de trabalho.

Ele ainda reduz a pegada ecológica do trabalho por causa da menor quantidade de deslocamentos e escritórios menores. E tudo aconteceu muito mais rápido e de uma maneira totalmente diferente do que teríamos pensado há vinte anos. O que mais podemos esperar?

A única coisa que ironicamente pode acontecer ao longo do caminho é que não o chamamos mais de coworking. Em vez disso, ele se tornará o novo normal de trabalhar.

Quer saber mais sobre como podemos ajudar a sua empresa com serviços de escritório sobre demanda? QUERO CONHECER OS SERVIÇOS!

Quer ser dono de um coworking com todas essas estratégias de satisfação e retenção de clientes? QUERO SER UM FRANQUEADO!