Saiba como abrir o seu próprio negócio sem largar o emprego

2 minutos de leitura

Empreender é uma alternativa que tem sido cada vez mais valorizada por pessoas não somente no Brasil, mas no mundo inteiro, o que justifica a busca por informações sobre como abrir o próprio negócio.

A possibilidade de tomar conta de um projeto pessoal, dando vida a ideias, podendo definir horários e lucrar, certamente é mais interessante do que atender aos interesses de alguém. Entretanto, nem sempre é possível começar algo novo antes de abandonar seu atual emprego. Se é o seu caso, então confira algumas dicas que selecionamos e que podem ajudar você a começar a empreender sem abandonar seu trabalho!

Planeje o momento certo

É bom você construir uma reserva de emergência para que, na hora certa, ela sirva para garantir a sua segurança na sua nova atividade. A dica é pensar em um valor que corresponda a pelo menos 12 vezes, ou seja, 1 ano do seu salário atual.

Para tanto, recorra a investimentos com boa rentabilidade. Você pode aplicar seu dinheiro no Tesouro Direto, nas Letras de Crédito Imobiliário ou em ações, dependendo da sua necessidade de valorização desse capital. O interessante é que você não tenha pressa e consiga começar o próprio negócio com tranquilidade para acertar e errar, mas sem que isso represente uma ameaça maior.

Trace metas e objetivos para o negócio

A ideia é que você esteja precavido diante de uma possível instabilidade ao começar uma nova atividade. Para tanto, organização é fundamental. Comece fazendo um plano de negócios, no qual existam estratégias para curto, médio e longo prazo.

É importante lembrar que, em geral, essa fase é a mais difícil, pois você ainda estará ganhando experiência, algo que só virá com o tempo. Portanto, elabore um plano flexível para que, diante de resultados ainda insuficientes, você não fique frustrado a ponto de desistir e busque adaptações e soluções para amenizar problemas. Consequentemente, você obterá experiência e tornará as coisas mais fáceis para crescer.

Tenha um diferencial

Sua estratégia de mercado necessariamente dependerá da viabilidade daquilo que você oferece para o seu público. Sendo assim, é preciso compreender suas necessidades e desejos para, em função disso, apresentar uma boa oferta. Trabalhe então com pesquisas, estude o comportamento do consumidor e se cerque de informações que possam ajudar a oferecer algo realmente relevante para quem pode se tornar um cliente da sua empresa.

Isso é fundamental para que a sua solução seja única diante da concorrência. Em relação aos concorrentes, também não deixe de estudá-los: o que vendem, por quanto vendem, quais são os diferenciais de cada um. Essas são apenas algumas perguntas que precisam ser feitas para que você não seja somente mais um no mercado.

Enfim, começar do zero sempre exige esforço. Para tanto, é importante tomar as atitudes certas para errar menos. As dicas aqui apresentadas têm o objetivo de ajudar você a trilhar o caminho certo, por isso, não deixe de colocá-las em prática.

Agora que você já sabe como abrir o próprio negócio, descubra porque abrir uma empresa utilizando o coworking pode ser interessante para você!.