Ter uma microempresa muitas vezes é o primeiro passo para quem deseja explorar o universo do empreendedorismo. Nesse cenário, os desafios são imensos: a falta de recursos, a descoberta de uma nova forma de atuação profissional (estar do outro lado do negócio), a busca por crescimento e a manutenção da empresa.

Infelizmente, por falta de preparo e conhecimento, diversos empreendedores precisam abortar esse sonho logo no começo, especialmente por não obterem os resultados financeiros almejados.

Para mostrar como ter uma microempresa de sucesso, listamos 5 dicas imbatíveis. Acompanhe!

1. Planejamento Estratégico

O planejamento estratégico contribui para se obter uma leitura mais aprofundada do negócio e da realidade onde ele se encontra. Dessa forma, ele se adequa a qualquer tipo de empresa. É um grande engano achar que ele só serve ou só pode ser feito em negócios maiores.

Com um planejamento bem desenvolvido, é possível alinhar a missão, os propósitos, a visão do futuro e a forma de atuação. Além, é claro, de ter um conhecimento maior sobre o nicho de mercado escolhido.

2. Aprender com os erros

Tentativa e erro levam ao sucesso, principalmente quando se está na fase de aprendizado. Não há problema em errar, o problema é persistir no erro.

Alguns dos erros mais comuns em microempresas como a falta de direcionamento do negócio, controle financeiro inadequado e o não estabelecimento de metas, se feitos de forma reiterada, podem levar à ruína.

Por isso, é fundamental aprender com os erros e usá-los ele em prol da criação de experiências cada vez melhores.

3. Procurar soluções criativas

A falta de recursos é um problema comum para muitos microempresários. Para ultrapassar esse obstáculo é preciso ser criativo. Uma grande alternativa, e que ajuda muito na parte estrutural, é o coworking.

Ao fazer parte de um, além de otimizar os custos operacionais, dá-se um ar mais profissional ao negócio. Além disso, ele facilita o networking e o surgimento de novas oportunidades.

4. Estabelecer parcerias

Já que falamos que o coworking contribui para estabelecer parcerias, vamos aprofundar um pouco mais sobre a importância delas para se ter uma microempresa de sucesso.

Estar em um ambiente que contém profissionais de diversas áreas, inclusive aquelas que são complementares à sua, proporciona uma grande possibilidade de encontrar parceiros confiáveis. No mundo empresarial, o sucesso não se faz sozinho e depende muito de ações como essa.

O coworking também se caracteriza por ter profissionais inovadores, e a inovação é muito importante para criar um negócio que fuja do lugar comum. Imagine encontrar um parceiro que pode ajudar a melhorar o seu negócio sentado na mesa ao lado? Com certeza, seria uma “mão na roda”.

5. Investir no marketing

Mitos como “investir em marketing é caro” ou “farei isso quando a empresa crescer” estão presentes na mentalidade de muitos empreendedores. O grande problema é que as duas afirmações estão erradas e não estão alinhadas com a construção de uma microempresa de sucesso.

Investir em marketing só é caro quando não há uma estratégia adequada para isso. Com ajuda especializada, o marketing pode apresentar um excelente custo-benefício. Além do mais, como as pessoas encontrarão um negócio que nem sabem que existe, se não houver investimento para divulgá-lo?

E quanto à segunda afirmação, a empresa só terá um crescimento sustentável se existir um investimento bem feito em marketing. Caso contrário, esse futuro onde se planejou investir provavelmente nem chegará.

Falando em marketing para pequenos negócios, que tal se aprofundar no assunto e descobrir 4 dicas incríveis? É simples, basta conferir esse artigo especial que preparamos para você!